Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda que orbita a Lua fotografa possível local de pouso da Artemis 3

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Março de 2023 às 15h31

Link copiado!

NASA/GSFC/Arizona State University
NASA/GSFC/Arizona State University
Tudo sobre NASA

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, tirou fotos da região Malapert Massif, um dos possíveis locais para o pouso da futura missão Artemis 3. As imagens foram capturadas perto da cratera Shackleton, enquanto a nave sobrevoava o polo sul da Lua.

O panorama formado pelas fotos foi divulgado no site da câmera LRO Camera (LROC), um dos sete instrumentos que equipam a LRO. A imagem mostra uma formação de aproximadamente 5 km de altitude, com uma região escura e plana na parte superior.

Confira:

Continua após a publicidade

Além dela, há ainda um penhasco de 3,5 km de altitude, relativamente próximo do outro. Segundo Mark Robinson, investigador principal do instrumento, em uma publicação que descreve a imagem, as fotos foram feitas quando a nave estava a cerca de 170 km à frente da cratera.

A formação Malapert Massif parece ser um fragmento da borda da bacia do Polo Sul-Aitken, formada há mais de quatro bilhões de anos. A região foi escolhida como um local candidato para o pouso da missão, que levará novos astronautas à superfície lunar por volta de 2025.

Continua após a publicidade

“Pode-se argumentar que a grandeza desta região a torna a melhor candidata [para o pouso da Artemis 3”, disse Robinson. “Mas, novamente, um pouso aqui pode ser empolgante até demais?”, acrescentou ele, brincando.

Os cientistas da NASA escolheram o polo sul lunar para levar novos humanos à Lua, algo que não acontece desde 1972, devido aos recursos presentes ali. A região contém água congelada, que poderá ser usada para a produção de combustível de foguetes, compostos refrigerantes e, claro, para o consumo dos astronautas.

Fonte: LROC