Sonda BepiColombo chegou a Mercúrio! Veja as primeiras fotos

Sonda BepiColombo chegou a Mercúrio! Veja as primeiras fotos

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 04 de Outubro de 2021 às 09h47
ESA/BepiColombo/MTM

A sonda BepiColombo, resultado de uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a japonesa JAXA, foi lançada em 2018 com destino a Mercúrio. E, nesta última sexta-feira (1º), a sonda sobrevoou o planeta para conseguir assistência gravitacional, fazendo sua primeira aproximação. O sobrevoo rendeu também as primeiras fotos, que permitem identificar algumas grandes crateras de impacto na superfície do primeiro e menor planeta do Sistema Solar.

A maior aproximação aconteceu às 20h34, no horário de Brasília. Naquele momento, a nave sobrevoou Mercúrio a 199 km de sua superfície, e suas câmeras de monitoramento produziram registros do nosso vizinho em preto e branco. As fotos foram feitas cerca de cinco minutos depois da aproximação e até 4h depois. Como a nave passou pelo lado noturno do planeta, não havia iluminação adequada para capturar imagens diretas quando estava mais próxima da superfície.

Imagem feita a cerca de 2.418 km de Mercúrio, que mostra parte do hemisfério norte do planeta (Imagem: Reprodução/ESA/BepiColombo/MTM)

Por isso, a imagem mais próxima foi feita a 1.000 km de distância de Mercúrio. Esse material, junto dos dados científicos dos instrumentos que equipam a sonda, foram produzidos durante o encontro, e a equipe da missão fez o download das informações durante a manhã de sábado. “O sobrevoo foi perfeito do ponto de vista da nave, e é incrível que conseguimos finalmente ver nosso planeta-alvo”, disse Elsa Montagnon, gerente de operações de nave na missão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Parte do hemisfério sul de Mercúrio (Imagem: Reprodução/ESA/BepiColombo/MTM)

Ao ver as imagens, você irá perceber que a superfície de Mercúrio tem crateras que até lembram um pouco aquelas da Lua — contudo, o planeta tem uma história bem diferente daquela do nosso satélite natural. Assim, quando a missão científica principal da BepiColombo começar, os orbitadores Mercury Planetary Orbiter (da ESA) e Mercury Magnetospheric Orbiter (da JAXA) vão estudar aspectos do planeta que vão desde seu núcleo até o campo magnético.

O amanhecer em Astrolabe Rupes, uma formação geológica de 250 km de extensão (Imagem: ReproduçãoESA/BepiColombo/MTM)

A missão científica principal da BepiColombo está programada para acontecer no início de 2026 e, para isso, a nave precisa de alguns sobrevoos em diferentes planetas: um na Terra, dois em Vênus e outros seis em Mercúrio, que, junto do sistema de propulsão elétrica da nave, irão ajudá-la a alcançar seu destino de uma vez por todas. Agora, o próximo sobrevoo de Mercúrio deverá acontecer em junho de 2022.

Fonte: ESA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.