Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sinais do campo magnético da Terra são transformados em sons; ouça agora

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2022 às 12h18

Link copiado!

ESA
ESA

Uma equipe de cientistas da Universidade Técnica da Dinamarca converteu sinais magnéticos coletados pelos satélites da missão Swarm, da Agência Espacial Europeia (ESA), em representações sonoras ds sinais. Os sons podem até parecer assustadores, mas são uma representação interessante do campo magnético da Terra, uma estrutura invisível e extramamente importante para a vida aqui.

A missão Swarm conta com três satélites, lançados para coletar medidas de sinais magnéticos vindos do núcleo, manto crosta e oceanos terrestres, além da ionosfera e magnetosfera. “A equipe usou dados dos satélites Swarm e de outras fontes para manipular e controlar uma representação sônica do campo magnético do núcleo”, disse Klaus Nielsen, músico e membro do projeto.

Confira:

Continua após a publicidade

Apesar de talvez soarem perturbadores, estes sons representam o campo magnético gerado pelo núcleo do nosso planeta, junto de uma tempestade solar. “O estrondo do campo magnético da Terra é acompanhado por uma representação de uma tempestade geomagnética vinda de uma erupção solar ocorrida em 3 de novembro de 2011, e realmente soa bem assustador”, acrescentou ele.

O que é o campo magnético da Terra?

Continua após a publicidade

O campo magnético terrestre pode ser entendido como uma bolha complexa e dinâmica, que nos protege da radiação cósmica e partículas eletricamente carregadas do vento solar. Ele é formado principalmente pelo oceano de ferro derretido no núcleo externo do planeta, a cerca de 3.000 km abaixo da superfície.

Este oceano atua como um condutor em um dínamo, criando correntes elétricas que geram nosso campo magnético em constante mudança. Quando as partículas da radiação cósmica encontram o campo magnético e colidem com átomos e moléculas da atmosfera, a energia dos impactos é transformada nas luzes das auroras boreais e austrais.

Fonte: ESA