Será possível ver o alinhamento de seis planetas no céu no domingo (10)
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Um raro evento astronômico poderá ser observado no céu neste domingo (10). Trata-se de um alinhamento planetário em que seis astros do Sistema Solar poderão ser vistos simultaneamente no horizonte.
- Céu de agosto | Chuva de meteoros Perseidas e asteroide gigante são os destaques
- O que é chuva de meteoros?
- As 8 fases da Lua | Como reconhecer cada uma delas?
De acordo com a NASA, o fenômeno ocorre porque os planetas orbitam o Sol em um plano ligeiramente inclinado, com formato semelhante ao de um disco. Como observamos esse plano de dentro, a partir da Terra, ele nos aparece como uma linha no céu — conhecida pelos astrônomos como eclíptica ou plano eclíptico.
A agência espacial norte-americana destaca que alinhamentos planetários não são incomuns quando envolvem até cinco planetas. No entanto, a possibilidade de observar seis astros de uma só vez torna este evento especial.
“Embora não sejam eventos únicos na vida, os desfiles planetários oferecem uma oportunidade incomum de olhar para cima e apreciar nosso lugar no Sistema Solar, com mundos diversos espalhados pelo céu diante de nossos olhos”, ressalta a NASA em seu site.
Planetas visíveis no alinhamento de domingo
Os planetas que poderão ser observados alinhados no céu no domingo são:
- Netuno
- Saturno
- Urano
- Vênus
- Júpiter
- Mercúrio
O melhor momento para observação será antes do amanhecer, entre 4h e 5h30. Netuno e Saturno serão os primeiros a se posicionar, seguidos por Urano. Em seguida, será a vez de Júpiter e Vênus, com Mercúrio aparecendo por último.
Quatro desses planetas poderão ser vistos a olho nu — Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno —, enquanto Urano e Netuno exigirão o auxílio de binóculos ou pequenos telescópios.
Para a melhor visualização, com ou sem instrumentos ópticos, é recomendável se deslocar para locais afastados de áreas urbanas, longe da poluição luminosa.
Mas não se preocupe se não conseguir acompanhar o alinhamento no dia 10: os astrônomos preveem que o fenômeno também será especialmente visível no céu em 23 de agosto.
Leia mais:
- Calendário lunar de 2025: confira as fases da Lua durante o ano
- Belas fotos mostram o alinhamento planetário de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno
- Observatório da Unesp tira fotos da Lua e Vênus em conjunção
VÍDEO | COMO VE UM ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA