Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pequeno lander japonês vai "pegar carona" na Artemis I para pousar na Lua

Por| Editado por Rafael Rigues | 18 de Agosto de 2022 às 15h45

Link copiado!

JAXA/University of Tokyo
JAXA/University of Tokyo

Em algumas semanas, a NASA lançará a missão Artemis I, que levará diferentes cargas úteis “de carona” ao espaço — entre elas, está o lander (veículo de pouso) lunar OMOTENASHI, sigla para “tecnologias de exploração lunar surpreendentes demonstradas por um nano impactador semi-rígido”, em tradução livre. Desenvolvido pela agência espacial japonesa (JAXA) e Universidade de Tóquio, ele tentará realizar um pouso controlado na Lua durante uma missão de demonstração.

Durante a missão Artemis I, a cápsula Orion será lançada com o foguete Space Launch System (SLS) para orbitar a Lua, retornando para a Terra algumas semanas depois. Mas o OMOTENASHI irá se separar do SLS e entrar em uma órbita de impacto lunar com uma única manobra de seu módulo orbital; depois, ele usará seu motor de foguete sólido para descer à Lua, desacelerando o movimento.

Continua após a publicidade

O OMOTENASHI fará uma parada quase completa quando estiver entre 100 e 200 m acima da superfície lunar. No fim, o motor dele será desativado e o lander descerá à Lua em queda livre, usando airbags e um sistema de absorção de choque para amortecer a chegada ao solo lunar. Enquanto isso, ele medirá os níveis de radiação no ambiente lunar.

O lander pesa apenas 14 kg, o que o torna o menor lander lunar já projetado, e suas capacidades serão colocadas à prova durante a missão. “Em um futuro próximo, a indústria, a academia e até os indivíduos vão poder — e devem — participar facilmente da exploração espacial”, disse Dr. Tatsuaki Hashimoto, investigador principal do lander. “Para isso, naves pequenas e de baixo custo serão indispensáveis”.

Fonte: NASA