Saiba como enviar o seu nome para a Lua como parte da missão Artemis II, da NASA
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Uma iniciativa da NASA permite que qualquer pessoa “viaje” ao redor da Lua na missão Artemis II em 2026 — mas apenas com o seu nome. A ação, chamada Send Your Name with Artemis II (“Envie seu nome com a Artemis II”, em tradução livre), convida o público a participar simbolicamente da expedição espacial.
- Artemis II | Entenda por que astronautas estão tirando fotos de uma lua inflável
- Artemis | NASA contrata Firefly para levar rovers e cargas científicas à Lua
- Artemis 2: veja os astronautas escolhidos pela NASA para irem à Lua
As pessoas que se inscreverem terão seus nomes enviados a bordo da espaçonave Orion e do foguete SLS. Segundo a agência espacial norte-americana, eles serão armazenados em um cartão SD que viajará junto com a nave.
Além disso, os participantes podem baixar um cartão de embarque digital personalizado como lembrança colecionável.
"O Artemis II é um voo de teste fundamental em nosso esforço para retornar humanos à superfície da Lua e construir futuras missões a Marte. Também é uma oportunidade de inspirar pessoas em todo o mundo e dar a elas a chance de nos acompanhar enquanto lideramos o caminho na exploração humana em direção ao espaço profundo", disse em comunicado Lori Glaze, administradora associada interina da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA.
Para participar, os interessados têm até 21 de janeiro de 2026 para acessar o site da iniciativa (nasa.gov) e preencher três campos em um formulário simples:
- Primeiro nome;
- Sobrenome;
- Código PIN (de 4 a 7 dígitos).
A NASA ressalta que é importante guardar o PIN cadastrado para poder consultar o cartão de embarque no futuro.
Missão Artemis II
O lançamento da Artemis II está previsto para abril de 2026 e marcará o primeiro voo tripulado do programa Artemis, que tem como meta levar astronautas de volta à superfície lunar.
Fazem parte da tripulação os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além do canadense Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense (CSA).
A missão deve durar cerca de 10 dias e servirá para testar as capacidades da Orion em espaço profundo. A tripulação realizará diversos ensaios dos sistemas da espaçonave, além de experimentos essenciais para o futuro da exploração espacial.
“Diversas cargas úteis voarão a bordo da Artemis II para expandir nosso conhecimento sobre radiação espacial, saúde e comportamento humano e comunicações espaciais. O que aprendermos nos ajudará a avançar em futuros esforços de exploração”, informou a NASA.
A decolagem acontecerá no Complexo de Lançamento 39 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Leia mais:
- Artemis vs Apollo: qual a diferença entre estas missões da NASA à Lua?
- Esses 18 astronautas foram os escolhidos pela NASA para o programa lunar Artemis
- Você já viu as chaves de uma nave espacial? NASA faz cerimônia para a Orion
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Fonte: NASA