Publicidade

Sagitário A*: ouça o som de um eco emitido pelo buraco negro há 200 anos

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
NASA/CXC/SAO/IXPE
NASA/CXC/SAO/IXPE

O buraco negro Sagittarius A* (ou apenas Sgr A*), no centro da Via Láctea, liberou emissões há cerca de 200 anos após devorar gás e poeira que chegaram perto demais. A refeição foi revelada na luz refletida por nuvens gasosas próximas dele, observada pelo telescópio IXPE.

Normalmente, as nuvens seriam escuras e frias, mas cientistas notaram que passaram a brilhar mais do que o esperado em raios X. Agora, a equipe do novo estudo propõe uma explicação para isso: o aumento do brilho veio de emissões liberadas pelo buraco negro há 200 anos, refletidos nas nuvens por meio do eco de luz.

Você pode ouvir a detecção do eco sonificada no vídeo abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No início do século XIX, o buraco negro da Via Láctea consumiu objetos cósmicos que se aproximaram demais; depois, as atividades dele se reduziram, como se estivesse adormecido. Como a Terra fica a milhares de anos-luz dele, a matéria devorada não causou efeitos perceptíveis por aqui.

O eco detectado revelou que as emissões tinham intensidade original no mínimo um milhão de vezes maior que as emissões atuais. As descobertas são resultado de observações do telescópio IXPE, que detectou a polarização dos raios X com tanta precisão que apontou diretamente para a fonte dela, que era o buraco negro.

Para os próximos passos, a equipe do IXPE planeja continuar observando Sagittarius A*. Com novos dados, eles podem entender melhor o comportamento dele no passado e até emissões como esta, bem como a frequência com que ocorrem.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature.

Fonte: Nature; Via: NASA, Phys.org