Rússia anuncia plano de criar o primeiro mapa 3D em alta resolução da Lua

Por Daniele Cavalcante | 25 de Março de 2020 às 09h54

A Rússia planeja criar o primeiro mapa topográfico tridimensional da Lua para ajudar a Roscosmos (a agência espacial russa) a decidir onde os cosmonautas pousarão em futuras missões no satélite natural da Terra.

De acordo com o diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais da Rússia, Anatoly Petrukovich, o mapa será criado usando imagens estereoscópica e terá uma resolução de dois a três metros por pixel. O mapa permitirá que pesquisadores russos estudem as estruturas lunares e suas origens, além de fornecer detalhes cruciais para futuras missões tripuladas e não tripuladas da Lua.

Primeira fotografia do lado afastado da Lua foi tirada pela soviética Luna 3 em outubro de 1959 (Foto: Reprodução)

Petrukovich afirmou que o mapa russo terá diversas vantagens sobre os mapas "planos" atuais, incluindo maiores detalhes e mais precisão quanto à altura das elevações. “Após o trabalho dos satélites americanos, temos mapas planares da superfície lunar, mas aqui, usando processamento estéreo e análise de luz, obteremos um mapa universal de altitudes de toda a Lua com alta precisão”, disse.

Há uma série de veículos espaciais sendo preparados pela Roscosmos para voarem à Lua ao longo da década. A primeira missão dessas será a Luna-25, programada para ser lançada em outubro de 2021. Já o orbitador Luna-26, que funcionará como um retransmissor de telecomunicações, decolará em 2024. Ambos fazem parte do programa conhecido como Luna-Glob.

Fonte: Via Moon Daily

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.