Publicidade

Rumo a Marte: rover Perseverance terá rodas especiais e paraquedas de kevlar

Por| 05 de Abril de 2020 às 17h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Os trabalhos da NASA seguem a todo o vapor para enviar o rover Perseverance a Marte neste ano. O veículo exploratório — que irá ao Planeta Vermelho com a missão Mars 2020, a ser lançada entre julho e agosto —, terá como objetivo procurar por bioassinaturas na superfície marciana, especificamente em uma área onde se estima que, um dia, existiu o delta de um rio. Esse local, chamado Cratera Jezero, possui um terreno bem complicado e vai exigir que o rover tenha um sistema de rodas mais avançado do que seus "irmãos" mais velhos, enviados para lá no passado.

Suas rodas são quase um milímetro mais grossas das que equipam o Curiosity, rover que chegou a Marte em 2012 e ainda estuda o planeta. Esses exemplares ganharam ranhuras com espaçamentos de 48° suavemente curvados, que ajudam na aderência ao terreno, bem diferente do que vemos no Curiosity, cujas rodas têm relevo em zigue-zague. Segundo a NASA, com essas mudanças, as novas rodas são mais capazes de encarar o relevo específico do local onde o Perseverance pousará.

Continua após a publicidade

O Perseverance, que está em processo final de montagem no Kennedy Space Center, na Flórida, recebeu suas seis rodas no último dia 30 de março. Elas já foram testadas em um ambiente off-road que simulou o terreno de Marte, chamado Mars Yard e localizado no Jet Propulsion Laboratory, da própria NASA. A agência espacial, porém, não deu mais detalhes sobre o sistema de suspensão e freios do rover.

Paraquedas também é diferenciado

Tão importante quanto a movimentação no solo de Marte, é a chegada do módulo de pouso em nosso vizinho, incluindo o processo de passar pela fina atmosfera marciana e reduzir sua velocidade para evitar colisão com o solo.

Continua após a publicidade

De acordo com informações da NASA, ao iniciar o processo de pouso, o módulo carregando o Perseverance em seu interior deve alcançar uma velocidade em torno de 320 km/h. Para suavizar a chegada do rover ao solo marciano, foi instalado um paraquedas ultramoderno — feito de nylon, technora e kevlar —, e que está embalado em uma peça de alumínio de 50 cm de largura. Quando o veículo, que pesa mil quilos, estiver a 11 quilômetros do solo, o equipamento será aberto, expondo seus 21,5 m de largura para proporcionar uma chegada suave à superfície.

O lançamento da missão Mars 2020, levando o rover Perseverance a Marte, tem decolagem agendada para o período entre 17 de julho e 5 agosto. A chegada ao Planeta Vermelho é estimada para o dia 18 de fevereiro de 2021.

Fonte: NASA