Publicidade

Rover Perseverance fotografa belas nuvens noctilucentes em Marte

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O rover Perseverance tirou fotos incríveis de nuvens noctilucentes em Marte, que apareceram no céu do planeta em março. Estas nuvens também ocorrem na Terra, mas precisam de algumas condições especiais para aparecerem.

As novas fotos fazem parte de registros capturados pelo rover enquanto ele explora a cratera Jezero. Paul Byrne, cientista planetário da Universidade de Washington, uniu as fotos em uma animação breve, que mostra o movimento das nuvens noctilucentes:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O nome das nuvens vem do termo em latim para “brilho noturno”, e elas costumam aparecer depois de o Sol se pôr para um observador em solo, com os raios de luz ainda capazes de iluminar partículas da atmosfera superior. Isso permite que fiquem visíveis.

Elas se tornam mais brilhantes conforme são preenchidas por mais cristais de compostos na atmosfera e, depois, se escurecem enquanto a posição do Sol no céu fica abaixo de sua altitude. Com isso, os cientistas conseguem determinar a altitude das nuvens.

Na Terra, as nuvens noctilucentes costumam aparecer na mesosfera e se formam a até 85 km de altitude, sendo as mais altas do nosso planeta. Para surgirem, é necessário vapor d’água, poeira e temperaturas extremamente baixas.

O Perseverance não é o único rover que fotografou belas nuvens no céu de Marte. O rover Curiosity, por exemplo, tirou fotos de raios crepusculares e até uma grande formação no céu do Planeta Vermelho.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*