Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance coleta 14º amostra mas tem dificuldade para guardá-la

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Outubro de 2022 às 14h15

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O rover Perseverance coletou sua 14º amostra de rocha em Marte no último fim de semana, mas está com dificuldades para armazená-la. Segundo uma publicação do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) no Twitter, o explorador robótico não conseguiu armazená-la no tubo da forma desejada.

Eles explicaram que o rover não conseguiu selar o tubo com o material. “A amostra está guardado em segurança na minha instalação de armazenamento, mas ainda há algum trabalho à frente para descobrir como tampar e selar o tubo”, escreveram. A publicação traz também algumas imagens da amostra.

Continua após a publicidade

A ideia desta e das demais coletas é trazer o material para um futuro retorno à Terra — e, se tudo correr bem, elas podem chegar aqui no início da próxima década. Por isso, o rover Perseverance vem coletando duas amostras de cada rocha que perfura: uma fica armazenada a bordo do rover, e a outra é deixada em uma espécie de “depósito” no solo da cratera Jezero.

O retorno do material acontecerá com a ajuda de uma nave da Agência Espacial Europeia, junto de um lander e um foguete. Se o rover tiver dificuldades para levar as rochas ao lander, a missão de retorno do material contará com dois pequenos helicópteros, que vão coletar os tubos dos tais depósitos.

Estes helicópteros serão projetados com base no Ingenuity, a pequena aeronave que foi a Marte acompanhando o rover Perseverance. Após quase um ano no planeta, o Ingenuity já soma mais de 30 voos realizados na atmosfera marciana, quantidade mais de seis vezes acima daquela esperada pelos membros da missão.