Publicidade

Rover da NASA mostra beleza das nuvens "iridescentes" em Marte; veja vídeo

Por  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech/MSSS/SSI
NASA/JPL-Caltech/MSSS/SSI

O rover Curiosity, da NASA, flagrou nuvens iridescentes no céu de Marte. As imagens capturadas pelo explorador robótico foram combinadas em um vídeo, que mostram as delicadas nuvens em tons de vermelho e verde viajando pelo céu do Planeta Vermelho em padrões bem parecidos com aqueles que ocorrem na Terra. 

Segundo informações da NASA, as imagens foram capturadas em 17 de janeiro por uma das duas câmeras no Curiosity ao longo de 16 minutos; depois, as imagens foram aceleradas em cerca de 480 vezes

Confira o resultado abaixo: 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

era noite quando as imagens foram gravadas, mas mesmo assim as nuvens aparecem iluminadas no vídeo porque estavam no alto da atmosfera marciana. De acordo com a agência espacial, elas estavam flutuando de 60 km a 80 km acima da superfície; com ali é mais frio que na superfície, o dióxido de carbono da atmosfera se condensa em nuvens. 

Parte dos cristais de gelo aparece chovendo na superfície na forma de plumas brancas e espessas, até que desaparecem a cerca de 50 km de altitude devido à evaporação causada pelo aumento de temperaturas. As nuvens iridescentes costumam aparecer no início do outono no hemisfério sul de Marte, e os novos registros marcam o quarto ano em que o Curiosity as flagra

“Eu vou sempre lembrar da primeira vez em que vi essas nuvens iridescentes pela primeira vez, e tinha certeza que era só algum artefato de cor”, comentou Mark Lemmon, cientista atmosférico do Instituto de Ciência Espacial de Colorado, nos Estados Unidos. “Agora elas ficaram tão previsíveis que podemos planejar nossas imagens com antecedência; elas aparecem exatamente na mesma época do ano”, finalizou. 

Saiba mais sobre nuvens iridescentes

Também chamadas de nuvens arco-íris, as nuvens iridescentes são um fenômeno relativamente raro causado pela difração da luz solar em pequenas gotas de água ou cristais de gelo. Normalmente, a iridescência ocorre nas nuvens dos tipos altocumulus, cirrocumulus, lenticulares e cirrus. 

Para isso acontecer, a nuvem deve ser fina e conter grande quantidade de gotinhas de água ou cristais de gelo de tamanho mais ou menos semelhante. Desta forma, os raios solares encontram apenas algumas gotas de cada vez — é por isso que nuvens semitransparentes ou em formação têm chances mais altas de mostrar a iridescência.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular