Rover Curiosity encontra meteorito raro em Marte
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Enquanto explora a cratera Gale, em Marte, o rover Curiosity encontrou mais um meteorito de ferro. Segundo informações da NASA, a rocha espacial identificada pelo robô mede cerca de 30 centímetros, é formada principalmente por níquel e ferro e até ganhou um apelido próprio.
- Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
- Rover Curiosity completa 10 anos de exploração de Marte
“Vamos chamá-la de ‘Cacau’”, escreveu a equipe do Curiosity em uma publicação no Twitter. Eles incluíram também uma foto, que mostra como o meteorito chama a atenção em meio aos objetos por perto: enquanto a superfície marciana é avermelhada, a rocha tem tons escuros e cantos arredondados, o que indica sua passagem pela atmosfera.
Um detalhe interessante da imagem são as marcas alongadas no meteorito, que indicam o uso do laser do Curiosity. A foto é um mosaico formado por seis fotos individuais tiradas pelo instrumento MastCam em 27 de janeiro, o 3.724º dia (ou sol) da missão. As cores foram corrigidas para representar as condições de iluminação que nossos olhos veriam.
Os meteoritos de ferro e níquel representam o tipo mais raro de rocha espacial, e compõem apenas 6% das quedas de meteoritos observadas. A maioria deles vem de planetesimais do início da formação do Sistema Solar, que poderiam formar núcleos de ferro e níquel de alta densidade. Grande parte deles sofreu colisões e acabou rompida — e, talvez, algo parecido tenha acontecido com Cacau.
Esta não foi a primeira vez que o Curiosity encontrou meteoritos metálicos em Marte. O robô já percorreu quase 30 km no Planeta Vermelho, e ao longo de sua jornada, encontrou o meteorito apelidado de “Egg Rock”, em 2016; ele era metálico e, como o nome sugere, tinha o tamanho de uma bola de golfe.