Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Retorno à Lua pode ser adiado por demora no desenvolvimento do Starship

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Junho de 2023 às 12h58

Link copiado!

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

É possível que o retorno à Lua não aconteça em 2025, como a NASA planejava. A agência espacial vem observando que ainda há muito trabalho pela frente até a SpaceX concluir o lander lunar Starship, que vai ser usado na missão Artemis III, e é possível que ele não fique pronto a tempo para o lançamento. Por isso, pode ser necessário adiar a missão para 2026.

A SpaceX foi escolhida pela NASA em 2021 para criar um lander comercial humano (HLS) para a missão e, para isso, vai precisar de outra versão do Starship. A ideia é que a tripulação viaje à órbita da Lua com a nave Orion, lançada pelo foguete Space Launch System, da NASA. Depois de chegarem lá, dois astronautas vão ser transferidos ao HLS para, finalmente, pousar na superfície lunar.

Segundo Jim Free, administrador associado na NASA, uma das maiores preocupações no momento é a quantidade de lançamentos que a SpaceX precisa fazer para garantir que o HLS vai estar preparado para a Artemis III. A tarefa não é fácil: cada missão exige o lançamento do lander e das espaçonaves Starship que vão abastecê-lo na órbita da Terra para seguir à Lua.

Continua após a publicidade

A SpaceX precisa testar o procedimento e mostrar que ele é possível, e deve também demonstrar como o Starship se sai em um pouso sem tripulação na Lua, para somente depois usá-lo com astronautas a bordo. “São muitos lançamentos até finalizar estas missões”, destacou Free. “Eles [a SpaceX] ainda têm muitos lançamentos a fazer, e isso, claro, me traz preocupações sobre a data de dezembro de 2025 para a Artemis III”, finalizou.

Ele observou que várias pessoas perguntam se a NASA vai conseguir cumprir o cronograma proposto para o retorno à Lua, mas que, para avaliar se vai ser possível, a SpaceX precisa primeiro fazer seu veículo voar. Em abril, a empresa fez o primeiro teste de voo do foguete Starship, com protótipos do propulsor Super Heavy e da Starship, a espaçonave propriamente dita.

Cerca de quatro minutos depois de deixar o solo, os motores do veículo falharam e ele foi destruído por seu sistema de terminação de voo. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos está investigando o ocorrido e, por enquanto, não há novas informações sobre quando a empresa vai poder fazer outra tentativa de lançamento.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews