Publicidade

Resilience | Saiba que horas o lander do Japão vai pousar na Lua na quinta (5)

Por  | 

Compartilhe:
ispace
ispace

A japonesa ispace vai tentar pousar seu lander Resilience na Lua nesta quinta-feira (5). Você pode acompanhar a descida histórica da espaçonave à superfície lunar a partir das 15h no horário de Brasília por meio da transmissão da empresa no YouTube.

Segundo a ispace, o pouso está previsto para ocorrer às 16h17 no horário de Brasília, sendo cerca de sete minutos antes do anunciado anteriormente. Já a transmissão começa às 15h10.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A ispace vai realizar um evento de transmissão global com cobertura da tentativa de pouso do Resilience na Lua em 6 de junho de 2025 [ou 5 de junho, dependendo da localização]”, escreveram em uma atualização da missão. Vai haver uma versão da live em japonês e outra com tradução para o inglês.

Por enquanto, o esperado é que o Resilience desça a Mare Frigoris, ou Mar do Frio. Trata-se de uma planície de basaltos no hemisfério norte da Lua no seu lado que é visível da Terra. “Se as condições mudarem, há três locais de pouso alternativos sob análise, com diferentes datas e horário para cada um”, acrescentaram. 

O Resilience foi lançado à Lua com um foguete Falcon 9, da SpaceX, em janeiro. Ele viajou ao espaço junto com o Blue Ghost, módulo de pouso lunar da Firefly Aerospace que pousou com sucesso na região de Mare Crisium no início de março. 

Como viajou em uma trajetória desenhada para economizar combustível, a jornada do Resilience durou alguns meses — foi somente no início de março que ele chegou à órbita lunar. 

Se tudo correr bem, o Resilience deve passar um dia lunar em atividade, o equivalente a duas semanas terrestres. Ele conta com painéis solares para alimentar seus instrumentos de bordo, e vai testar o cultivo de algas na Lua como formas de alimento, vai monitorar a radiação por lá, entre outros experimentos.  

Leia também:

Ponto Nemo: lander tira foto do lugar mais remoto da Terra visto do espaço 

Continua após a publicidade

Além das marés: 3 influências da Lua sobre o planeta Terra

Vídeo: A Lua está enferrujando?