Publicidade

Resilience | Lander do Japão vai tentar pousar na Lua na quinta (5)

Por  | 

Compartilhe:
ispace
ispace

O lander Resilience, da japonesa ispace, vai tentar pousar na superfície da Lua nesta quinta-feira (5) às 16h24 no horário de Brasília. A espaçonave vai descer a Mare Frigoris, o Mar do Frio, uma planície basáltica no hemisfério norte do nosso satélite natural, e você pode acompanhar tudo na transmissão no YouTube. 

Segundo a ispace, a live da descida deve começar com cerca de uma hora de antecedência, ou seja, vai ser iniciada por volta das 15h20. A transmissão vai ser em japonês, mas haverá tradução para o inglês. Se tudo correr bem no pouso, o Resilience vai liberar o pequeno rover Tenacious, e vai ativar seus instrumentos científicos na superfície lunar. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Lançado em janeiro em um foguete Falcon 9, da SpaceX, o Resilience seguiu uma longa viagem até nosso satélite natural: nas últimas semanas, o módulo de pouso completou uma breve órbita ao redor da Terra, fez um sobrevoo pela Lua e realizou manobras no espaço profundo e na órbita lunar

Estas etapas complexas foram necessárias para que a gravidade ajudasse a espaçonave a ajustar sua trajetória, seguindo viagem enquanto economiza combustível. Deu certo: no início de maio, o Resilience entrou na órbita da Lua

Seu pouso é aguardado com grande expectativa e não é sem motivo. É que o Resilience é o segundo lander lunar da ispace — seu antecessor, Hakuto-R, também deveria ter pousado na superfície da Lua, mas acabou se chocando com ela.  

Leia também:

Sonda japonesa registra foto de polo sul da Lua antes de pouso em Mare Frigoris

Ponto Nemo: lander tira foto do lugar mais remoto da Terra visto do espaço

Vídeo: A Lua está enferrujando?