Publicidade

Resgate de astronautas na ISS tem novo problema: incompatibilidade de trajes

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/Kim Shiflett
NASA/Kim Shiflett

A NASA e a Boeing ainda não decidiram como os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore vão deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) e voltar à Terra, mas ressaltam que a espaçonave Starliner é segura para a viagem de volta no caso de uma emergência. Só que, mesmo em um cenário destes, há outro problema: os trajes espaciais da Starliner não são compatíveis com a nave Dragon, da SpaceX, que é uma opção de transporte para a dupla. 

Se precisarem viajar de volta a bordo do veículo da SpaceX, a NASA confirmou que eles teriam que voar sem trajes espaciais. Os chamados trajes intraveiculares são usados no interior de veículos espaciais por questão de segurança, pois protegem os astronautas no caso de alguma emergência que cause perda de pressão na cabine, entre outros efeitos.

Como as espaçonaves da Boeing e da SpaceX fazem parte do programa Commercial Crew, da NASA, a agência espacial permitiu que estas parceiras privadas ficassem responsáveis pelo projeto e inovação em seus trajes — contanto que estivessem de acordo com requisitos da agência espacial, incluindo um teste de voo tripulado de sucesso. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, a NASA não determinou que os trajes tivessem que ser compatíveis entre si. Desta forma, a agência pode aumentar o leque de opções o máximo possível no caso de um problema ocorrer com uma delas — e, embora a Boeing e a SpaceX tenham escolhido designs diferentes para seus respectivos trajes, um não pode ser trocado pelo da outra empresa.

Entre as opções para o retorno dos astronautas, está a missão Crew-9, da SpaceX. Caso a NASA decida seguir com esta alternativa, a missão pode ser enviada à Estação Espacial Internacional com apenas dois astronautas, ao invés de quatro. Desta forma, haveria assentos vagos para Williams e Wilmore voltarem à Terra em fevereiro de 2025, e trajes espaciais extras poderiam ser enviados para eles vestirem durante o retorno.

Fonte: ArsTechnica