Publicidade

Quando acontecem as próximas superluas em 2023?

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
dreamypixel/Envato
dreamypixel/Envato

Uma superlua brilhou no céu no início de julho, mas aqueles que perderam o fenômeno podem ficar tranquilos. É que aquela foi apenas a primeira de outras superluas que vão acontecer no ano, sendo que a quantidade total delas depende da definição adotada.

O nome superlua é uma expressão cunhada pelo astrólogo Richard Nolle, ou seja, não é um termo astronômico oficial. Por isso, há algumas divergências na definição do fenômeno: por exemplo, a NASA considerou que houve uma superlua em julho, mas o Observatório Real de Greenwich, não.

Para entender o que é a superlua, é preciso lembrar que nosso satélite natural completa uma volta a cada 27,3 dias, seguindo em uma órbita elíptica. Portanto, há momentos em que a Lua está mais perto da Terra (perigeu), enquanto em outros, está mais distante (apogeu).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Então, se a Lua chega ao perigeu ou fica a 90% dele durante a fase cheia, podemos dizer que aconteceu uma superlua. Quando a fase cheia ocorre no apogeu, o fenômeno é chamado de microlua.

As superluas costumam chamar a atenção porque podem parecer até 15% maiores e 305 mais brilhantes que o comum. É difícil perceber estas diferenças a olho nu, mas, de qualquer forma, vale a pena parar para observar a Lua no céu.

Quando vai ter superlua?

O astrônomo Fred Espenak reuniu os dias e as distâncias das superluas que vão acontecer neste ano. Para a lista abaixo, ele considerou aquelas que estariam a até 90% do perigeu.

  • Superlua de julho: dia 3, a 361.934 mil km da Terra;
  • Superlua de agosto: dia 1º, a 357.530 mil km da Terra;
  • Superlua de agosto: dia 31, a 357,344 km da Terra;
  • Superlua de setembro: dia 29, a 361.552 km da Terra;

Fonte: NASARMG