Publicidade

PTScientists é comprada por empresa misteriosa e segue na corrida espacial lunar

Por  | 

Compartilhe:
PTScientists é comprada por empresa misteriosa e segue na corrida espacial lunar
PTScientists é comprada por empresa misteriosa e segue na corrida espacial lunar

A PTScientists, startup espacial alemã que está na disputa da corrida espacial lunar com o objetivo de ser a primeira empresa privada a pousar uma nave na Lua, não teve muita sorte no mundo dos investimentos financeiros e declarou em falência em julho. Mas nem tudo está perdido para sua equipe: a startup foi adquirida por uma empresa aeroespacial não identificada e poderá continuar suas operações.

Com sede em Berlim, a empresa anunciou a aquisição em um comunicado na segunda-feira (2). O anúncio diz que não seria divulgado o nome de quem comprou a PTScientists, tampouco o preço de compra, mas esclareceu que o acordo permite à startup manter a equipe que estava trabalhando nos conceitos da sonda lunar.

Também será mantido nas mãos da alemã um estudo realizado para a Agência Espacial Europeia (ESA) para uma missão com o objetivo de enviar uma sonda à Lua para analisar a possibilidade de minerar a superfície lunar e, assim, obter recursos como água e oxigênio. A ESA concedeu em janeiro esse estudo a pesquisadores da PTScientists e da ArianeGroup.

Além disso, a PTScientists trabalhava em uma sonda chamada Alina, que tinha lançamento previsto para 2020 ou 2021, com apoio de grandes empresas como Audi, Vodafone e Red Bull Media House. No entanto, a alemã entrou em falência em 5 de julho porque ocorreram “atrasos não planejados” na captação de mais financiamento de investidores.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar disso, o diretor executivo da empresa, Robert Boehme, não parecia abalado. Após o comunicado de falência, ele emitiu uma nota otimista, esperando que ela atraísse investidores com o financiamento necessário para continuar as operações. Nessa nota, ele disse que “devido ao claro progresso e sucesso que alcançamos nos últimos meses, temos os melhores pré-requisitos para emergir mais fortes e implementar nossa missão lunar conforme planejado".

Infelizmente, a PTScientists não conseguiu exatamente o investimento desejado. Mas o acordo de aquisição foi um resultado satisfatório: Sascha Feies, advogado do escritório de advocacia Görg que administrou o processo de falência da startup, disse que estava "muito satisfeito" em encontrar um comprador que permite à PTScientists continuar suas operações.

Fonte: Space News