Publicidade

ESA se une com empresas privadas e vai enviar missão para minerar solo lunar

Por| 21 de Janeiro de 2019 às 18h37

Link copiado!

ESA se une com empresas privadas e vai enviar missão para minerar solo lunar
ESA se une com empresas privadas e vai enviar missão para minerar solo lunar

A agência espacial europeia (ESA) firmou uma parceria com o ArianeGroup, empresa privada com sede em Paris, para que, em uma parceria público-privada, uma nova missão com destino à Lua seja enviada antes de 2025. A ideia, dessa vez, não é enviar pessoas ao nosso satélite natural, mas sim estudar a possibilidade de minerar o regolito — camada solta de material que recobre a superfície da Lua.

Na Lua, o regolito é resultado da erosão cósmica, decorrente de fatores como grande amplitude térmica, choque com meteoritos e outros processos do tipo. O ArianeGroup diz que "o regolito é um minério a partir do qual é possível extrair água e oxigênio, permitindo assim uma presença humana independente na Lua, capaz de produzir o combustível necessário para missões exploratórias distantes".

Outra empresa que faz parte da empreitada é a PTScientists, startup espacial cujo objetivo é ser a primeira empresa privada a pousar uma nave na Lua, além de explorar o local de pouso da missão Apollo 17, da NASA. O consórcio totalmente europeu será capaz de fornecer serviços para toda a missão, desde planejamento científico, desenvolvimento de naves, robôs e foguetes, criação de softwares e de sistemas de comunicação.

"O uso de recursos espaciais pode ser a chave para a exploração lunar sustentável, e nosso estudo faz parte do plano abrangente da ESA para tornar a Europa parceira na exploração global da próxima década — um plano que vamos apresentar aos nossos ministros para decisão ainda este ano, na Conferência Space19", acrescentou Dr. David Parker, diretor de exploração humana e robótica na ESA.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org, PTScientists