Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro jornal entregue na Lua será vendido como NFT

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Junho de 2021 às 21h10

Link copiado!

Divulgação/USA Today
Divulgação/USA Today

A corrida espacial vai motivar o primeiro NFT a ser vendido pelo grupo americano de jornais USA Today. Em um leilão marcado para começar no dia 28 de junho, com duração de 48 horas, a empresa irá comercializar um arquivo de vídeo que explora o mosaico comemorativo, contendo destaques dos 50 anos de cobertura espacial feito pelo veículo e as 24 páginas de um jornal que, em 1971, foi levado à Lua.

O periódico, hoje chamado apenas de Today e, na época, de Florida Today, foi carregado à bordo da Apollo 14 pelos astronautas, na missão que levou ao terceiro pouso bem-sucedido no satélite natural da Terra. Foi o primeiro veículo de notícias a chegar à Lua e, agora, um dos centros da comemoração que está sendo feita pelo grupo de notícias, a partir de reportagens históricas.

Além das missões Apollo, são citados outros voos de ônibus espaciais, operações com satélites e também os recentes lançamentos de naves da SpaceX. Essa viagem visual é apresentada pelo jornalista Pat Shannahan e foi batizada de “Uma História da Era Espacial: A Odisseia do Homem à Lua”, enquanto o NFT em si carrega um nome bem mais simples, “O Primeiro Jornal Entregue na Lua”.

Continua após a publicidade

Além de reportagens, imagens e vídeos com o melhor da cobertura sobre a corrida espacial, o NFT também traz cartas escritas pelo astronauta Alan Shepard, comandante da Apollo 14 e o primeiro americano a chegar ao espaço, detalhando seu trabalho com a NASA e como o Florida Today foi ao satélite. Ele conta que, um mês antes, se encontrou por acaso com Buddy Baker, editor do periódico, quando surgiu a ideia.

Ao se tornar o sexto homem a pisar na Lua, Shepard carregada consigo uma edição microfilmada do Florida Today, além de edições semelhantes de outros jornais como o Houston Post e o Christian Science Monitor. Após o retorno à Terra, partes do negativo foram presenteadas a Baker e a Al Neuharth, fundador do grupo de notícias. O restante foi enterrado em uma cápsula do tempo, que os envolvidos afirmam estar em local desconhecido, assim como os detalhes de quando ela será aberta.

É por conta desse nível de exclusividade, bem como pela história curiosa em si, que o USA Today decidiu criar o NFT. Além do arquivo digital em si, o vencedor do leilão também receberá uma cópia física do jornal, reimpressa ainda em 1971 para comemorar a chegada à Lua, bem como uma viagem ao Cabo Canaveral, na Flórida, um pacote com memorabilias da corrida espacial e assinaturas vitalícias do USA Today e do Florida Today.

Continua após a publicidade

Os fundos obtidos com a venda serão revertidos ao museu espacial da Força Aérea americana e à Fundação Gannett, que auxilia as comunidades carentes das cidades onde o grupo de mídia está em atividade.

Fonte: Space