Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Possíveis restos de foguete chinês são encontrados na Indonésia e Malásia

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Agosto de 2022 às 13h15

Link copiado!

The Star/YouTube
The Star/YouTube

Destroços que podem ser parte do estágio central do foguete Long March 5B (CZ-5B), da China, que realizou uma reentrada descontrolada na atmosfera, foram encontrados em terra firme: uma estrutura metálica com cinco metros de diâmetro foi identificada no vilarejo de Kalimantan, na Indonésia, e duas famílias de Sarawak, na Malásia, foram orientadas a deixar suas casas por medo de que um objeto suspeito emita radiação. A origem dos objetos ainda não foi confirmada.

Acredita-se que a maior parte dos destroços tenha caído no sábado (30) no oceano, próximo à ilha de Palawan em Mimaropa, nas Filipinas. Moradores locais registraram em vídeo a reentrada dos destroços, que se parecia com uma "procissão" de meteoros brilhantes.

De acordo com informações do site The Star, moradores de Sarawak encontraram um objeto de cor escura e entraram em contato com as autoridades. "A equipe da operação encontrou o objeto escuro enterrado cerca de meio metro no solo, e tirou fotos para novas ações", explicou um representante do Departamento de Serviços de Bombeiros e Resgate de Batu Niah, nesta segunda-feira (1º).

Continua após a publicidade

Abaixo, você confere imagens dos possíveis destroços do foguete:

Segundo o The Star, uma das estruturas encontradas mede cerca de cinco metros de diâmetro. Para Jonathan McDowell, astrofísico do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísicas, ela parece ter o tamanho exato do estágio central do foguete. “Parece a ponta de um tanque de propelente de estágio”, observou ele.

“Para mim, não há dúvidas de que é do foguete: está no lugar certo, na hora certa, e parece ser do tipo certo de foguete”, finalizou. Entretanto, ele destacou que, como a foto não tinha boa resolução, era difícil dizer ao certo se aquilo era, de fato, um detrito do veículo.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, McDowell estava confiante que algumas partes do veículo lançador caíram perto das fronteiras da Indonésia e Malásia, em função da grande quantidade de relatos de pessoas encontrando objetos metálicos suspeitos. E deixou o alerta em um tuíte: “não houve relatos de fatalidades ou danos à propriedade, mas os detritos estão próximos de vilarejos, e alguns metros de diferença poderiam ter feito com que a história fosse outra”.

A China usou o foguete Long March 5B para lançar o Wentian, o novo módulo de sua estação espacial Tiangong. Na última semana, o país afirmou que iria monitorar a situação do foguete, e que ele não oferecia riscos. Em paralelo, o centro de pesquisa Aerospace Corp. destacou que a reentrada descontrolada do estágio central era descuidada.

Fonte: The Star; Via: The Guardian