Publicidade

Pôr do Sol em Marte é fotografado pelo helicóptero Ingenuity

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Março de 2023 às 19h08

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

O helicóptero Ingenuity tirou uma bela foto do pôr do Sol em Marte durante seu 45º voo pela atmosfera do Planeta Vermelho, realizado no fim de fevereiro. A foto foi divulgada pela NASA na última quarta-feira (8) em uma publicação no Twitter.

Devido ao ângulo de sua câmera, o helicóptero Ingenuity costuma tirar fotos que mostram principalmente o solo de Marte. Estas imagens ajudam os cientistas da missão a identificar formações geológicas de interesse e até possíveis obstáculos para o Ingenuity e rover Perseverance.

Mas, às vezes, as fotos podem mostrar pequenas porções do céu de Marte, como foi o caso da imagem abaixo:

Continua após a publicidade

Na imagem, o Sol aparece emoldurado por colinas à distância enquanto descia pelo horizonte, finalizando o 714º sol (nome dado aos dias em Marte, que são ligeiramente mais longos que os da Terra) da missão do Ingenuity. Com a iluminação solar, é possível observar um pouco das rochas e areia na cratera Jezero.

O Ingenuity chegou a Marte em fevereiro de 2021, preso ao rover Perseverance. Ele realizou seu primeiro voo dois meses após o pouso e, inicialmente, deveria realizar apenas alguns voos de teste, que iriam demonstrar se seria possível realizar voos motorizados e controlados em Marte.

A aeronave cumpriu a tarefa com tanta excelência que a NASA decidiu estender sua missão. Desde então, o Ingenuity vem acompanhando o rover Perseverance através da identificação de rotas perigosas e regiões de interesse científico, e já completou mais de 40 voos.