Por dentro da Crew Dragon, nave que vai resgatar astronautas na ISS
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A NASA decidiu que os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore vão voltar à Terra com uma nave Crew Dragon, da SpaceX. Segundo a agência espacial, a decisão permite mais testes com a Starliner, a espaçonave que os levou à Estação Espacial Internacional (ISS) e evita colocá-los em mais riscos que o necessário.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
Com o anúncio, Wilmore e Williams permanecem na ISS até 2025, servindo como membros da Expedição 71/72. Eles vão viajar a bordo da Crew Dragon da missão Crew-9, que tem lançamento programado para setembro.
As espaçonaves Dragon, da SpaceX, são descritas pela empresa como “as únicas naves espaciais atualmente capazes de levar quantidades significativas de cargas para a Terra, e as primeiras naves privadas a levar humanos à estação espacial”.
Confira o vídeo abaixo do interior de uma nave espacial Crew Dragon, cápsulas baseadas no design da nave cargueira Dragon original:
Elas medem 811 m de altura e têm diâmetro de 4 metros. Estas cápsulas podem levar até seis toneladas de cargas ao espaço, ou uma tripulação de no máximo sete pessoas — mas os contratos fechados com a NASA incluem viagens espaciais de até quatro tripulantes.
Os controles e informações de voo da Crew Dragon são apresentados em grandes telas sensíveis ao toque voltadas para o comandante e piloto. O recurso trouxe alguma hesitação quando foi lançado, mas a SpaceX trabalhou com astronautas para garantir que a interface seria confiável e funcionaria conforme as necessidades da tripulação.
Como são veículos autônomos, os pilotos e comandantes das Crew Dragon podem ficar relativamente tranquilos durante os voos à ISS. Isso não significa que eles nunca assumem o controle: é possível colocar a espaçonave no modo manual e controlar seus recursos, seja para a acoplagem à ISS, para voltar à Terra e até para abortar um lançamento.
No momento, a ISS conta com a Crew-8, a oitava missão de rotação da tripulação na ISS, sendo também o nono voo tripulado com uma Crew Dragon — o primeiro foi o teste de voo Demo-2, lançado em 2020.