Publicidade

Polaris Dawn | SpaceX adia lançamento de missão comercial com civis outra vez

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

O lançamento da missão Polaris Dawn foi adiado outra vez nesta semana. A nova mudança no cronograma se deve às condições meteorológicas desfavoráveis na área de retorno da cápsula Dragon no litoral da Flórida, nos Estados Unidos. Por enquanto, não foi definida uma nova data para o lançamento.

“Devido à previsão de tempo desfavorável nas áreas de retorno da Dragon na costa da Flórida, estamos deixando as oportunidades de lançamento do Falcon 9 do Polaris Dawn hoje à noite e amanhã. As equipes vão continuar monitorando o tempo para obter condições favoráveis de lançamento e retorno”, explicou a SpaceX em uma publicação no X/Twitter na terça (27).

A empresa de Elon Musk ainda não anunciou uma nova data para o lançamento. Mesmo assim, como as condições não estão adequadas para a operação acontecer na quarta (28) ou na quinta (29), a Polaris Dawn não deve ir ao espaço antes de sexta (30), que seria o dia mais próximo possível para o lançamento acontecer. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Polaris Dawn foi anunciada em 2022, mas sofreu uma série de adiamentos desde então. Originalmente, a missão seria lançada na segunda (26) no Centro Espacial Kennedy, da NASA, mas a SpaceX mudou os planos para realizar mais verificações. Depois, a tentativa na terça (27) foi adiada em função de um vazamento de hélio. 

Quando for lançada, a Polaris Dawn vai levar à órbita da Terra o comandante Jared Isaacman, o piloto Scott “Kidd” Poteet e as especialistas de missão Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras da SpaceX. Eles vão viajar a bordo de uma cápsula Crew Dragon modificada que, como de costume, vai ser lançada por um foguete Falcon 9.

Eles planejaram realizar uma série de atividades em órbita — entre elas, está a caminhada espacial de Isaacman e Gillis, que vai ser o primeiro spacewalk privado já conduzido. Ainda, a Dragon promete alcançar a altitude máxima de 1.400 km, chegando mais alto que qualquer outra missão tripulada desde o fim da era Apollo.

Fonte: SpaceX