Polaris Dawn | SpaceX adia missão que levará civis para caminhada no espaço
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •
A Polaris Dawn, missão comercial da SpaceX, seria lançada nesta terça (27) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. No entanto, um vazamento de hélio foi detectado e fez a companhia de Elon Musk mudar os planos. Por isso, o lançamento acabou adiado para quarta (28), às 4h38 no horário de Brasília.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como é ver um lançamento da SpaceX de perto? O Canaltech te conta!
Em uma publicação no X/Twitter na segunda (26), a SpaceX declarou que as equipes da missão estavam analisando mais de perto um vazamento de hélio no chamado “umbilical de desconexão rápida”.
O tal umbilical de desconexão rápida é uma interface que conecta o foguete Falcon 9 à torre de lançamentos. O veículo é alimentado por propelente de querosene e oxigênio líquido, e o hélio é usado para pressurizar os mecanismos de transferência de propelente.
Segundo a empresa, o foguete Falcon 9 e a espaçonave Dragon continuam em bom estado, e a equipe segue preparada para a missão na órbita baixa da Terra. Se necessário, existem novas oportunidades de lançamento na janela de quarta (28), e outras nos mesmos horários na quinta (29).
Leia também:
- Destaque da NASA: Saturno oculto pela Lua é foto astronômica do dia
- Microscópio mais rápido do mundo consegue ver elétrons se movendo
A Polaris Dawn é a primeira missão das três do Programa Polaris, iniciativa fundada e organizada pelo bilionário e empreendedor Jared Isaacman. Ele vai ser o comandante da missão, acompanhado pelo piloto Poteet e pelas especialistas Gillis e Menon, ambas engenheiras da SpaceX.
Isaacman e Gillis vão realizar a primeira caminhada espacial já conduzida em uma missão comercial. Ainda, eles planejam chegar à altitude máxima de 1.400 km da Terra, a maior distância já alcançada por uma missão tripulada desde a Apollo 17, em 1972.
Veja outras notícias do Canaltech: