Planeta anão do tamanho de Plutão fica "próximo" da Terra nesta semana
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper | •

Um planeta anão do tamanho de Plutão ficará mais perto da Terra durante a noite dessa quinta-feira (20). Estamos falando do Haumea, um objeto que possui anéis, duas luas e tem formato de uma bola de futebol americano
- Planetas anões tão intrigantes quanto Plutão — e que merecem mais estudos
- Encontrado anel "impossível" ao redor do planeta anão Quaoar
Com uma órbita de 285 anos ao redor do Sol, Haumea estará hoje no ponto máximo de aproximação da Terra que sua trajetória permite. Isso não significa que ele ficará visível a olho nu, pois, mesmo durante essa proximação, ele estará a uma distância de 34 Unidades Astronômicas — ou seja, 34 vezes a distância média entre a Terra e o Sol, que é de 149,6 milhões de km.
Observadores equipados com telescópios poderão encontrar o planeta anão a partir das 21h55, a 30 graus acima do horizonte em direção ao nordeste celeste.
Haumea foi descoberto por dois grupos diferentes de astrônomos entre 2003 e 2004 e foi considerado um asteroide do Cinturão de Kuiper até o dia em que Plutão foi "rebaixado" a planeta anão, em 2006. Com essa decisão da União Astronômica Internacional, objetos de tamanho aproximado ao do ex-nono planeta do Sistema Solar passaram a intgrar a nova família dos planetas anões, ao lado de Eris e Makemake.
Sua forma curiosa no formato de bola de futebol americano se deve ao fato de sua rotação ser muito rápida: apenas 4 horas para completar uma volta em torno de si mesmo. Por causa da força centrífuga gerada nessa velocidade, o planeta anão se tornou esticado. Além disso, ele tem anéis e duas luas, Namaka e Hi'iaka.
Fonte: Space.com