Planeta 5 vezes maior que a Terra é encontrado a 198 anos-luz de distância

Por| 06 de Julho de 2020 às 17h15

Sci-News.com

Astrônomos da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram um novo planeta na órbita da TOI-1728, uma estrela inativa do tipo M0, localizada a 198 anos-luz de distância na constelação de Camelopardalis. Embora a estrela de 7,1 bilhões de anos seja menor e menos massiva que o Sol, o planeta é 5 vezes o tamanho da Terra.

O TOI-1728b, nome dado ao planeta por ter sido o primeiro já encontrado neste sistema estelar, gira ao redor de sua estrela a cada 3,5 dias em uma órbita circular. Ou seja, um ano por lá dura apenas 3,5 dias terrestres. Este mundo tem 26,8 vezes a massa do nosso planeta, e por isso os astrônomos o classificam como um super-Netuno.

De acordo com a equipe responsável pela descoberta, este é “o maior super-Netuno em trânsito em torno de uma hospedeira anã M” já descoberto. Para encontrá-lo, eles utilizaram primiero os dados do telescópio TESS e, depois, observaram várias passagens do objeto pela sua estrela com o telescópio Richard S. Perkin no campus das Faculdades Hobart e William Smith, além do telescópio Penn State Davey.

Considerando sua massa e tamanho relativamente grandes, o TOI-1728 pode ser muito interessante no estudo de mundos, preenchendo uma lacuna existente nos diagramas astronômicos entre os planetas mais leves do tamanho de Netuno e os planetas jupiterianos, que são mais pesados e ​​conhecidos por orbitar anãs M, de acordo com os pesquisadores.

Além disso, a equipe também observou a estrela hospedeira usando o espectrógrafo Habitable-Zone Planet Finder, que fica no Telescópio Hobby-Eberly. Os astrônomos cogitam que este mundo seja um candidato interessante para espectroscopia “que pode ser usada para restringir a formação de planetas e modelos evolutivos”.

Fonte: SciNews