Publicidade

Outdoor espacial? SpaceX deve lançar satélite com tela que exibirá anúncios

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Agosto de 2021 às 12h30

Link copiado!

SpaceX/Twitter
SpaceX/Twitter
Tudo sobre SpaceX

Estariam as propagandas espaciais próximas de se tornar realidade? É que a startup canadense Geometric Energy Corporation (GEC), que oferece serviços de tecnologia, está desenvolvendo um CubeSat que terá uma pequena tela para exibir propagandas, logotipos e artes, que deverá ser lançado com um foguete Falcon 9, da SpaceX. As informações vêm de uma entrevista com Samuel Reid, CEO e cofundador da empresa.

Depois que estiver em órbita, um dispositivo anexado a um dos lados do minissatélite irá capturar imagens da tela, para realizar transmissões ao vivo na Twitch ou no YouTube, que poderão ser acompanhadas por quem assim desejar. Além disso, os anúncios podem ser feitos por qualquer pessoa — basta que o interessado compre tokens para reivindicar, posicionar e projetar pixels na tela. Por enquanto, há cinco opções de tokens para diferentes parâmetros, como coordenadas, brilho, cor e tempo de exibição.

Continua após a publicidade

Os tokens Beta e Rho, que funcionam respectivamente com as coordenadas X e Y, permitem que o anunciante decida onde irá posicionar seus pixels. Já o Gamma e Kappa são usados para alterar a aparência do pixel, e o XI determina a duração da exibição do pixel. Esses tokens podem ser adquiridos através de criptomoedas, como a ethereum e, futuramente, a dogecoin. Por enquanto, não há informações sobre o custo dos tokens ou dos CubeSats.

Segundo Reid, empresas, artistas e qualquer pessoa interessada poderão colocar ilustrações na tela do CubeSat. “Estou tentando alcançar algo que possa democratizar o acesso ao espaço e permitir a participação descentralizada”, disse ele. “Pode haver empresas que desejam representar seu logotipo, ou pode ser algo mais pessoal e artístico; talvez a Coca-Cola e a Pepsi briguem por seu logotipo e reivindiquem uma pela outra”, sugeriu.

A SpaceX ainda não emitiu comunicados oficiais sobre o projeto e não confirmou a parceria. De acordo com Reid, a empresa tenta entrar em contato com a empresa de Elon Musk desde 2018; foi somente após ele dar aulas a alguns dos filhos dele que a SpaceX decidiu realizar uma reunião para conhecer a proposta.

Fonte: Business Insider