Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OSIRIS-REx | Amostras do asteroide Bennu são ricas em carbono e água

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Outubro de 2023 às 13h54

Link copiado!

NASA/Erika Blumenfeld/Joseph Aebersold
NASA/Erika Blumenfeld/Joseph Aebersold

Os primeiros resultados do estudo das amostras do asteroide Bennu, coletadas pela missão OSIRIS-REx, foram revelados pela NASA nesta quarta-feira (11). A agência espacial estadunidense apresentou imagens do material em uma transmissão ao vivo e anunciou a presença de quantidades abundantes de carbono e água.

A espaçonave OSIRIS-REx iniciou sua viagem de volta à Terra em maio de 2021 e “jogou” a cápsula em nosso planeta em 24 de setembro desse ano. Os cientistas da NASA abriram a cápsula cuidadosamente em um processo que levou dez dias.

Durante esse período, a equipe desmontou a cápsula contendo as amostras e, ao remover a tampa, uma poeira inesperada cobrindo a parte externa da cabeça do coletor se espalhou por todas as superfícies.

Continua após a publicidade

Esse material não estava nos planos de coleta da missão projetada para obter 60 gramas. Ainda assim, a poeira extra se acumulou na tampa do recipiente e veio “de brinde” para a Terra. Segundo a NASA, havia tanta poeira que o processo de remoção do material dentro da cápsula demorou mais do que o previsto.

Por outro lado, a poeira espalhada ajudou o processo de análises preliminares; foram três dias sob os cuidados do Dr. Ashley King, especialista do Museu de História Natural (NHM), e outros cinco pesquisadores. Os resultados são empolgantes: o asteroide é rico em em carbono e água.

O administrador da NASA Bill Nelson afirmou que “a amostra da OSIRIS-REx é a maior amostra de asteroide rica em carbono já entregue à Terra e ajudará os cientistas a investigar as origens da vida no nosso planeta nas próximas gerações”.

Continua após a publicidade

Dante Leuretta, pesquisador principal da missão OSIRIS-REx, explicou que as análises dessas amostras são “uma cápsula do tempo que nos oferece insights profundos sobre as origens do nosso Sistema Solar. A abundância de material rico em carbono e a presença abundante de minerais argilosos contendo água são apenas a ponta do iceberg cósmico”.

A esperança dos cientistas é que essas descobertas ajudarão a entender a origem dos elementos fundamentais dos blocos de contrução da vida. Em outras palavras, é possível que asteroides como o Bennu tenham sido os responsáveis por trazer à Terra os minerais necessários pra o surgimento da vida em nosso planeta.

Parte do material está sendo examinada agora em um laboratório no Texas e o restante ainda será removido do recipiente nos próximos dias. As análises e estudos sobre as implicações das descobertas serão realizados nos próximos dois anos, com cerca de 70% da amostra reservado para instituições científicas de todo o mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA, BBC