Ondas acústicas estão girando no Sol três vezes mais rápido do que o previsto

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Março de 2022 às 16h34

NYU Abu Dhabi

Um novo tipo de onda acústica de alta frequência foi descoberto no Sol formando um padrão de vórtices rodopiantes. As ondas são retrógradas, ou seja, se movem contra a rotação solar — o que não é muito surpreendente. Mas elas são três vezes mais rápido do que o previsto pela teoria e os cientistas ainda não sabem explicar o porquê.

Uma equipe de cientistas liderada pelo físico solar Chris Hanson, da Universidade de Nova York, Abu Dhabi, estudou e analisou os dados de 24 anos de observações do Global Oscillation Network Group e 10 anos de observações do Helioseismic and Magnetic Imager. Nos dados, eles um sinal muito consistente de algo nunca visto antes.

A descoberta era um padrão de vórtices na superfície do Sol, com uma relação antissimétrica entre os polos norte e sul. Existem três mecanismos conhecidos que poderiam explicar esse efeito: magnetismo, gravidade ou convecção. Entretanto, nenhum esclarece o fato de essas ondas se moverem três vezes mais rápido do que “deveria”.

Para os autores do estudo, “isso é empolgante porque leva a um novo conjunto de perguntas" e, em última análise, “tem o potencial de lançar uma visão sobre o interior do Sol, de outra forma não observável”. Também pode haver informações ausentes ou mal restritas nos modelos atuais do Sol.

Não é possível observar o interior do Sol diretamente, mas os astrônomos usam os eventos em sua superfície para inferir o que ocorre nas camadas abaixo. As ondas misteriosas podem eventualmente levar a novas descobertas sobre os processos ocultos de nossa estrela.

A pesquisa foi publicada na Nature Astronomy.

Fonte: EurekAlert