Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terra é atingida por oito explosões solares — e outras já estão a caminho

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Dezembro de 2022 às 17h20

Link copiado!

Goddard Space Flight Center
Goddard Space Flight Center

Após alguns dias de calmaria, o Sol voltou a produzir manchas e explosões solares intensas. Na quarta-feira (14), foram ao menos oito emissões relativamente fortes em direção à Terra, causando apagões nos rádios de aviadores e marinheiros. E há previsões para mais turbulências no clima espacial para esta quinta-feira.

Ontem, a mancha solar nomeada AR3165 nos enviou “de presente” erupções solares de classe M (tamanho médio). De acordo com os gráficos do Spaceweather, as tempestades solares foram distribuídas durante o dia inteiro, entre as 8h e a meia-noite.

Muitas dessas erupções de classe M foram seguidas por ejeções de massa coronal — toneladas de plasma solar expelidas em direção ao espaço. Quando atingem nosso planeta, podem causar tempestades geomagnéticas com efeitos na magnetosfera terrestre, ionosfera e termosfera.

Continua após a publicidade

Entretanto, se o alvo das ejeções de massa coronal era nosso planeta, não foi dessa vez que nos acertaram. Há um ponto que se aproxima do disco central solar cujas propriedades magnéticas parecem se tornar cada vez mais complexas. O magnetismo em uma mancha solar tem papel importante em uma ejeção de massa.

As outras regiões são menores e mais simples, de acordo com o Met Office, no Reino Unido. Um filamento perto do sudeste do disco solar tem potencial de passar ao sul da Terra, com uma chance muito pequena de interação no dia 18.

São 11 manchas solares atualmente cruzando o Sol, com previsões de mais explosões de classe M. Também há chances pequenas de erupções de classe X, uma categoria mais intensa que pode causar blecautes de rádio em todo o mundo e afetar satélites em órbita.

Continua após a publicidade

Embora pareça algo preocupante, os cientistas estão monitorando o clima espacial e, até o momento, não há previsão de ocorrer nenhum evento mais grave. Ou seja: sem motivo para pânico!

Fonte: NOAA, Met OfficeSpaceweather