Publicidade

Objeto ainda misterioso pode se tornar uma minilua da Terra em outubro; entenda!

Por| 22 de Setembro de 2020 às 16h05

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

Às vezes, nosso planeta ganha um pequeno satélite natural, que os astrônomos costumam chamar de minilua. São objetos bem menores que a nossa familiar Lua, capturados pela força gravitacional da Terra. Em 2016, por exemplo, encontramos a minilua 2016 HO3 e, no início de 2020, a 2020 CD3 foi descoberta pouco antes de nos deixar. Agora, os pesquisadores detectaram mais um objeto que acabará se tornando uma minilua, e o chamaram de 2020 SO.

Essas miniluas são tão pequenas que podem demorar a serem detectadas. No caso do 2020 CD3, por exemplo, o objeto já orbitava a Terra há cerca de três anos quando finalmente foi descoberto. Entretanto, com o 2020 SO foi um pouco diferente: ele ainda não chegou por aqui, mas já foi detectado pelos astrônomos, que puderam estimar sua órbita.

Através de observações do objeto, os cientistas conseguiram traçar a futura trajetória dele à medida que se aproxima da Terra. De acordo com essas projeções, ele deverá chegar por aqui em outubro deste ano, e será capturado pela gravidade da Terra até maio de 2021, quando será arremessado de volta para o espaço interplanetário, livre para viajar para outros cantos do Sistema Solar.

Continua após a publicidade

Mas que objeto seria este? Considerando os dados observados, os pesquisadores consideram que talvez ele não seja um asteroide. É que ele se move em uma órbita semelhante à da Terra e se aproxima em baixa velocidade, e isso indica que, talvez, seja um objeto feito por nós, seres humanos. Ou seja, embora o 2020 SO tenha sido classificado como um asteroide do tipo Apollo, pode ser que ele seja, na verdade, um lixo espacial deixado por alguma de nossas missões.

Ainda não há confirmação da verdadeira natureza deste objeto, então teremos que esperar as próximas observações para sabermos do que ele se trata, exatamente. Objetos que vieram da Lua, por exemplo, também podem se aproximar bem lentamente, mas os cientistas notaram que a velocidade do 2020 SO é ainda mais baixa, indicando que ele poderia ser um pedaço de foguete.

Continua após a publicidade

Paul Chodas, do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, cogita que ele poderia ser uma parte descartada de um foguete que enviou uma carga experimental chamada Surveyor 2 para a Lua em setembro de 1966. A ideia está de acordo com o tamanho estimado do objeto 2020 SO, que tem alguma coisa entre 6,4 e 14 metros de comprimento, enquanto o estágio Centauro, do foguete de 1966, mede 12,68 metros.

Mas, para confirmar a hipótese de que nossa futura minilua é mesmo um lixo espacial, será necessário realizar mais observações, que serão muito mais precisas no dia 1º de dezembro, quando ele estiver a uma distância de apenas 50.000 quilômetros. Nesse ponto, será possível usar a espectroscopia para saber mais sobre a textura do objeto, se ele é pintado ou se tem perfurações. Caso descubramos que não se trata de algo feito por seres humanos, significa que talvez temos algo estranho se aproximando.

Fonte: Sciencie Alert