Publicidade

Lunação | Qual é a duração do mês lunar?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Agosto de 2022 às 11h15

Link copiado!

WildMediaSK/Envato
WildMediaSK/Envato

Lunação é o tempo que a Lua leva para passar por todas as suas fases. A duração exata desse período varia porque a órbita da Lua é elíptica, ou seja, em alguns momentos ela estará mais próxima da Terra do que em outros. Em média, o mês lunar dura cerca de 29,5 dias.

Geralmente, o mês lunar é medido a partir do momento preciso de uma fase lunar primária — Lua Nova , Lua Crescente, Lua Cheia ou Lua Minguante — até a mesma fase se repetir no próximo mês. Normalmente, a contagem é feita de uma Lua Nova até a Lua Nova seguinte.

Mas qual é a duração de um mês lunar? Bem, em média, um mês lunar dura 29,530575 dias ou 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2 segundos. Contudo, quando a Lua está mais distante da Terra (no apogeu) a duração é mais longa. O oposto também é verdadeiro, ou seja, o mês lunar é mais curto quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu).

Continua após a publicidade

O motivo dessa variação de tempo dos meses lunares não é exatamente a distância em relação à Terra, mas a velocidade da órbita. Nosso satélite natural viaja mais rápido quando está mais próximo do planeta.

Por exemplo, os meses lunares são mais curtos em datas de Super Luas Novas, que é quando a Lua Nova está perto do perigeu. Por outro lado, as Micro Luas Novas, que é quando a Lua Nova está próxima ao apogeu, coincidem com os meses lunares mais longos.

Mês sinódico, mês sideral, lunação, dia lunar e noite lunar

Continua após a publicidade
  • Mês sinódico: é o termo astronômico para mês lunar, ciclo lunar ou lunação (do termo grego synodos, que significa encontro ou conjunção)
  • Mês sideral: é outro tipo de medição, do tempo que a Lua leva para completar uma órbita ao redor da Terra. A palavra “sideral” se refere à palavra latina para estrelas. Ela é usada aqui porque, ao completar um mês sideral, a Lua retorna ao mesmo ponto em relação às estrelas em que se encontrava no mês sideral anterior. Isso leva cerca de 27,3 dias
  • Dia lunar: este termo é usado tendo como referência um observador (um astronauta ou uma sonda robótica, por exemplo) que está na superfície da Lua. Um dia completo na Lua tem a mesma duração de um mês lunar na Terra, porque nosso satélite tem rotação síncrona — o tempo que ela leva para girar uma vez sobre seu eixo é o mesmo que leva para completar uma órbita ao redor da Terra. E como esse tempo é de cerca de 29 horas, cada dia e cada noite por lá duram cerca de duas semanas terrestres. Ou seja: qualquer um que porventura esteja explorando a Lua terá que enfrentar 14,5 dias de iluminação solar ininterrupta, seguidos de outros 14,5 dias de escuridão completa!

Fonte: timeanddate.com