Publicidade

Este vídeo mostra a velocidade de uma bola se jogada em diferentes planetas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Julho de 2021 às 17h00

Link copiado!

Comfreak/Pixabay
Comfreak/Pixabay

Você provavelmente já viu um dos diversos vídeos de astronautas da NASA na Lua. Também é muito provável que você saiba por que eles estão sempre saltitando — a gravidade na Lua é muito menor que na Terra. Para mostrar a força gravitacional de objetos no Sistema Solar, um cientista criou uma animação sobre a velocidade da queda de um objeto em cada um dos planetas e algumas luas.

Quando o assunto é a "força" da gravidade dos objetos no universo, tamanho não é documento. Nem todos os corpos com grande volume têm massa o suficiente para exercer um grande poder de “atração” gravitacional. Por outro lado, a massa sozinha também é insuficiente para nos dizer qual é a força desse objeto. Apenas juntas, essas duas informações — tamanho e massa — podem definir o que realmente importa: a densidade.

Outro detalhe que também é preciso ter sempre em mente e que quando se fala em “força gravitacional” de um planeta, estrela ou lua, estamos nos referindo à aceleração da gravidade. É que, desde a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, a gravidade não é considerada uma “força”, e sim uma distorção no espaço-tempo causada pela massa dos objetos. Quando maior a densidade, maior é a distorção.

Continua após a publicidade

Para citar um exemplo desse “sistema” de medidas, a aceleração da gravidade na Lua é de de 1,62 m/s², muito menor que a da Terra, que tem 9,807 m/s². Isso também significa que a velocidade de escape da Lua é muito menor — ou seja, um foguete precisa de muito menos velocidade para abandonar a Lua do que precisaria para deixar a órbita do nosso planeta

Pode ser que esse assunto fique um pouco confuso. Afinal, são muitos números para se levar em conta. Pensando nisso, o cientista planetário Dr. James O'Donoghue montou uma animação para mostrar a velocidade com que uma bola cai na superfície de lugares como o Sol, a Terra, Ceres, Júpiter, a Lua e Plutão. O vídeo considera que o objeto cai sempre de 1 km de altura da superfície, e isso é muito importante para compreendermos a relação peso x massa de planetas gasosos, como Júpiter e Saturno. Entretanto, não foi considerada a resistência do ar.

Para alguns corpos, o vídeo mostra o óbvio: a bola cairia muito mais rápido no Sol do que em qualquer outro lugar, porque a nossa estrela não só é grande, como também é muito mais massiva que qualquer outra coisa no Sistema Solar — é por isso que tudo gira em torno dela. Mas outros lugares podem ser mais inusitados, como os 13,8 segundos para a bola cair em Saturno e 15 segundos em Urano, com a Terra tendo 4,3 segundos. Isso ocorre porque esses mundos, apesar de gigantes, são de baixa densidade.

Continua após a publicidade

Por outro lado, Júpiter, que também é um planeta gasoso, tem alta densidade porque é muito massivo. Na verdade, ele é o planeta mais massivo do Sistema Solar, com 317,8 vezes a massa da Terra. Ceres é o “lanterninha” da aceleração gravitacional, com 84,3 segundos para a bola cair de apenas 1 km de altura. Deve ser um pesadelo jogar vôlei ou basquete por lá.

O assunto rende muitas outras curiosidades. Por exemplo, na Lua, você pesaria cerca de 16,5% do seu peso na Terra. Se você quiser saber qual seria seu peso em Marte, basta pegar o valor que você obtém na balança na Terra e multiplicar por 0,38 kg. Já em Júpiter, você terá que multiplicar por 184,8.

Fonte: Universe Today