O poderoso futuro foguete Long March 9, da China, já está sendo desenvolvido

O poderoso futuro foguete Long March 9, da China, já está sendo desenvolvido

Por Danielle Cassita | 29 de Novembro de 2020 às 09h00
CGTN

Informações da agência espacial chinesa CNSA revelam especificações que deveremos esperar do futuro foguete Long March 9, que é bastante possível que se torne um dos maiores e mais poderosos veículos de lançamento em todo o mundo. As informações foram fornecidas por Xu Hongliang, secretário-geral da agência, durante a abertura do evento International Aviation and Aerospace Forum.

Segundo ele, o foguete está passando pelas etapas de estudos e desenvolvimento, e deverá estar pronto para entrar em ação por volta de 2030. Este foguete superpesado terá altura de 93 metros, peso de decolagem acima das 4 mil toneladas métricas e empuxo de 5.760 toneladas, enquanto o estágio principal terá diâmetro de cerca de 10 metros. É possível que esse veículo seja poderoso o suficiente para transportar naves com peso combinado de 140 toneladas para a órbita baixa da Terra, a centenas de quilômetros acima da superfície do planeta.

Quando começar a operar, o Long March 9 terá capacidade equivalente a cinco vezes à do Long March 5 (Imagem: Reprodução/Zhaqing's)

De acordo com a fala de Li Benqi, diretor do departamento de planejamento do Wenchang Space Launch Center, o foguete será capaz de posicionar naves espaciais com peso de até 50 toneladas na trajetória de transferência entre a Lua e a Terra para futuras expedições lunares. Por fim, o centro tem planos para a construção de uma nova base de lançamento, além de instalações de testes e apoio para o foguete.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No momento, os engenheiros da China Aerospace Science and Technology Corp, a maior empreiteira espacial do país, começaram a realizar testes com um motor, com empuxo de 500 toneladas. Então, quando o Long March 9 começar a operar, sua capacidade será equivalente a cinco vezes a do Long March 5, o maior e mais poderoso foguete da China atualmente, que foi utilizado no lançamento da missão Chang'e 5. Para comparação, o Long March 5 tem peso de decolagem de 869 toneladas, e capacidade máxima de 25 toneladas de carga para a órbita baixa da Terra.

Quando estiver ativo, o Long March 9 terá papel crucial para colocar em prática os planos do país para missões tripuladas para a Lua e envio de missões robóticas para o espaço profundo. Segundo estimativas da empreiteira, serão necessários cerca de 10 veículos Long March 9 por ano, de 2030 a 2035, para que a demanda chinesa ser atendida.

Fonte: China Daily

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.