Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo exoplaneta é encontrado orbitando duas estrelas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Fevereiro de 2023 às 15h06

Link copiado!

NASA
NASA

Uma equipe de astrônomos acaba de encontrar mais um exoplaneta na órbita da estrela binária TOI-1338 — até então, se sabia somente do exoplaneta TOI-1338 b, um mundo com 33 massas terrestres. Chamado “TOI-1338/BEBOP-1c”, o exoplaneta recém-descoberto é um gigante gasoso com mais de 60 massas terrestres e tem período orbital de 215 dias.

Ele orbita a estrela binária (sistema formado por duas estrelas, sendo que uma orbita a outra) TOI 1338; este sistema tem cerca de 44, bilhões de anos e fica a cerca de 1.300 anos-luz de nós na constelação Pictoris, o Pintor. Uma das estrelas tem 1,12 massas solares, e a outra, 0,3.

Continua após a publicidade

O exoplaneta TOI-1338/BEBOP-1c foi descoberto por meio do programa Binaries Escorted By Orbiting Planets (BEBOP), focado em observações realizadas através do método da velocidade radial. Ele tem cerca de 65 vezes a massa da Terra, e orbita sua estrela a cada 215 dias terrestres.

Os autores acreditam que, em algum momento, o TOI-1338/BEBOP-1c deverá realizar um trânsito por sua estrela primária, ou seja, passará à frente dela em nossa perspectiva de observação. Contudo, devido à falta de alinhamento entre os objetos do sistema, não é possível saber ao certo quando isso acontecerá.

“Pode parecer contraintuitivo em um primeiro momento a falta do alinhamento entre o planeta e a estrela binária tornar a transitabilidade mais provável”, observaram, acrescentando que o trânsito deverá acontecer eventualmente.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há informações sobre as características atmosféricas do exoplaneta TOI-1338/BEBOP-1c devido ao próprio sistema, que impede observações espectroscópicas capazes de revelar os compostos ali. A boa notícia é que, talvez, seja possível estudar estes aspectos do TOI-1338b, que pode estar iluminado o suficiente para isso.

“Portanto, apesar dos desafios que podem haver, o TOI-1338/BEBOP-1b é nossa única possibilidade de iluminar a composição atmosférica dos exoplanetas circumbinários”, escreveram. “Se conseguirmos revelar os mistérios das atmosferas de exoplanetas como Tatooine, o sistema TOI-1338/BEBOP-1 nos oferece uma nova esperança”, finalizaram.

O artigo com os resultados do estudo foi aceito para publicação na revista Nature Astronomy.

Fonte: Nature Astronomy; Via: Universe Today