Planetas como Tatooine podem nascer em sistema descoberto por astrônomo amador

Por| Editado por Rafael Rigues | 15 de Julho de 2022 às 10h10

Sahl Rowther/Poon et al.

Mais dois sistemas estelares binários com discos protoplanetários foram descobertos por uma equipe internacional de astrônomos. Isso significa que daqui a alguns milhões de anos planetas devem se formar nesses sistemas, com um céu diurno semelhante a Tatooine, da franquia de Star Wars — ou seja, com dois sóis.

Foi o astrônomo amador Klaus Bernhard quem deu o "pontapé inicial" que levou os cientistas à descoberta dos novos sistemas. Bernhard analisou dados do Zwicky Transient Facility, instrumento que examina todo o céu do norte a cada dois dias para coletar dados de inúmeros objetos por longos períodos de tempo. Ele então descobriu candidatos a sistemas binários com discos protoplanetários e compartilhou suas descobertas com astrônomos profissionais.

Assim, os candidatos foram confirmados e os sistemas ganharam os nomes de quem os encontrou primeiro — Bernhard-1 e Bernhard-2. Trata-se de sistemas estelares com discos de poeira ao redor, semelhantes aos anéis de Saturno (só que bem maiores). Desses discos, pequenas nuvens se aglutinam para formar rochas, que se chocam e se fundem ao longo de milhões de anos até formar planetas (daí o nome “disco protoplanetário").

É desta forma que o universo cria coisas como o nosso Sistema Solar. Ao redor do Sol, em seus primeiros tempos, também havia um disco protoplanetário, do qual todos os planetas, asteroides e cometas se formaram, 4 bilhões de anos atrás.

Mas o que torna Bernhard-1 e Bernhard-2 especiais é que cada um deles é formado por duas estrelas, e não uma. Caso formas de vida se desenvolvam nos planetas que devem se formar nesses sistemas, elas verão dois “sóis” durante o dia. Para JJ Zanazzi, um dos autores do estudo, “a existência de discos em torno de estrelas binárias mostra que é provável que encontremos mais planetas orbitando binárias”.

Outra peculiaridade desses dois sistemas é que os discos protoplanetários em Bernhard-1 e Bernhard-2 estão em um ângulo… estranho. No Sistema Solar, por exemplo, os planetas estão alinhados com o equador do Sol, mais ou menos como um disco de vinil, porque o próprio antigo disco de gás do Sol girava nesse plano. Mas no caso dessas estrelas binárias, o disco está “torno” em relação às duas estrelas.

Em outras palavras, a órbita das estrelas binárias ao redor do centro gravitacional em comum pode deformar e inclinar o disco protoplanetário, resultando em um disco desalinhado em relação ao plano orbital de suas estrelas hospedeiras. Por causa dessa inclinação, os discos de ambos os sistemas oscilam como um pião à medida que giram ao redor de seus pares de estrelas.

Mas essa não é uma má notícia. Na verdade, isso ajudará os astrônomos a descobrir se a vida pode existir em um planeta que orbita uma estrela binária em ângulos como este, já que essa orientação pode afetar o clima e outros fatores nos planetas que se formarão em Bernhard-1 e Bernhard-2.

Outro sistema binário com disco protoplanetário, chamado KH 15D, foi descoberto recentemente, e um planeta já formado também já foi encontrado ao redor de dois "sóis". Isso significa que é muito provável que esses planetas como Tatooine sejam mais comuns do que imaginamos.

O estudo descrevendo as descobertas foi publicado no The Astrophysical Journal Letters.

Fonte: The Astrophysical Journal Letters; via: Universidade of Toronto