Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo conceito de vela solar promete mais eficiência

Por| Editado por Rafael Rigues | 26 de Maio de 2022 às 13h40

Link copiado!

MacKenzi Martin
MacKenzi Martin

O projeto Diffractive Solar Sailing é um novo conceito de vela solar, selecionado pela NASA para desenvolvimento em uma missão de demonstração. A iniciativa avançou para um estudo de Fase III por meio do programa Innovative Advanced Concepts (NIAC), da agência espacial, e a equipe receberá US$ 2 milhões para transformar o projeto em realidade.

As velas solares não são conceitos exatamente novos — por exemplo, a Sociedade Planetária lançou em 2019 a LightSail 2, uma vela solar instalada em um cubesat como uma prova de conceito. Como o nome indica, esta vela “navega” pelo espaço com a captura de fótons liberados pelo Sol, que a impulsionam. Já o projeto desenvolvido por meio do NIAC propõe uma vela solar difrativa, que pode ser entendida como uma versão mais eficiente das velas solares tradicionais.

Continua após a publicidade

Amber Dubill, líder do projeto, explica que as velas solares difrativas são desenvolvidas com base na tradição de décadas das velas anteriores. “Enquanto esta tecnologia pode aprimorar diferentes arquiteturas de missão, ela também pode causar um grande impacto na necessidade que a comunidade de heliofísica tem de capacidades únicas de observação”, destacou.

As velas solares comuns operam com o mecanismo da reflexão da luz, ou seja, os fótons que atingem a estrutura da vela afetam o movimento da nave. Amber conta que a grande vantagem da difração é que o ângulo de recebimento da luz pode ser ajustado, para que a luz recebida seja redirecionada. Na prática, isso faz com que a força resultante sobre a nave com a vela tenha maior eficiência, principalmente em manobras orbitais.

Agora, a equipe irá usar a soma recebida para projetar e produzir materiais para a vela; depois, eles devem testar os componentes durante dois anos. “Ao expandir o projeto da vela difrativa e desenvolver o conceito geral dela, o objetivo é preparar o terreno para uma missão futura de demonstração da tecnologia difrativa das velas solares”, finalizou.

Fonte: NASA; Via: TechCrunch