New Glenn: foguete da Blue Origin passa em teste antes do 1º lançamento
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A Blue Origin completou mais um teste com seu foguete New Glenn em preparação para o voo inaugural do veículo. O procedimento foi realizado na segunda (23) com o segundo estágio do lançador e durou apenas 15 segundos, validando as interações entre os subsistemas, os motores e os sistemas de controle em solo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Blue Origin está mudando o projeto do foguete New Glenn para competir com SpaceX
Sistemas de inundação foram acionados antes da ativação dos motores. Houve demonstrações do controle de pressurização de tanques e dos sistemas de controle de vetor, bem como as sequências de inicialização e desligamento dos motores BE-3U.
“Além de testar o nosso hardware de voo, esse teste também foi uma oportunidade para a equipe de operações de lançamento praticar os procedimentos do dia do lançamento no console e verificar o tempo de várias operações críticas”, explicou a Blue Origin em um comunicado.
O New Glenn deve voar pela primeira vez em novembro, levando ao espaço a plataforma orbital Blue Ring, da Blue Origin. Quando iniciar suas operações, a Blue Ring vai poder abastecer, transportar e até abrigar satélites.
A operação é aguardada com muita expectativa, já que o New Glenn é a grande aposta da Blue Origin para competir com o Falcon Heavy, da SpaceX. O problema é que a empresa vem mostrando progresso lento, e até agora realizou apenas voos suborbitais turísticos com seu foguete New Shepard.
O lançamento inaugural do New Glenn aconteceria na missão ESCAPADE, da NASA; no entanto, análises das preparações para a missão levaram a agência espacial a adiar os planos para 2025.
Fonte: Blue Origin