Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nave Orion registra Lua "escondendo" a Terra durante missão Artemis I

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Novembro de 2022 às 17h53

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Enquanto orbitava a Lua nesta segunda-feira (28), a nave Orion transmitiu ao vivo imagens que mostravam nosso satélite natural ocultando a Terra, durante um belo "eclipse" capturado do lado afastado da Lua. Além da beleza, estes novos registros representam algumas das imagens de maior definição já capturadas de um ponto distante do nosso satélite natural.

As imagens foram registradas por uma das câmeras instaladas na ponta dos painéis solares do Módulo de Serviço Europeu da Orion, conforme a nave ficava a mais de 60 mil km da Lua e a cerca de 431 mil km da Terra.

O vídeo abaixo mostra o eclipse, apresentado pelas imagens combinadas:

Continua após a publicidade

A Orion capturou registros a uma grande distância da Lua e da Terra, considerados aqueles com a maior resolução já alcançada até o momento. Entretanto, vale lembrar que as missões do programa Apollo também transmitiram imagens capturadas a grandes distâncias do nosso satélite natural, durante as décadas de 1960 e 1970.

Estas novas imagens são impressionantes, mas vão além da inspiração que oferecem ao público: tanto as fotos quanto vídeos capturados ao longo da missão Artemis I vão ajudar a NASA a realizar ajustes para as demais missões do programa, que terão astronautas a bordo.

No momento, a Orion está a cerca de 430 mil km da Terra enquanto segue na órbita retrógrada distante ao redor da Lua. Por meio da órbita, a Orion se afasta do nosso satélite natural e o orbita em uma direção oposta àquela seguida pela Lua ao redor da Terra. Ela deverá retornar para a Terra no início de dezembro para pousar no litoral da Califórnia, no oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA