Publicidade

Nave japonesa chega à órbita lunar e se prepara para pouso

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
JAXA
JAXA

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou que o lander lunar SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) atingiu a órbita da Lua na segunda-feira (25). Agora, a espaçonave de pouso inteligente se prepara para chegar à superfície no final de janeiro.

Projetado para pousar na Lua com tecnologia inovadora, o SLIM fará uma abordagem com uma margem de erro de apenas 100 metros, superando mais de dez vezes a precisão de pouso das sondas lunares bem-sucedidas até o momento.

O módulo japonês foi lançado em setembro junto do telescópio espacial XRISM, da NASA, na ilha de Tanegashima, no sul do país, em um foguete japonês H-IIA. Cerca de 47 minutos após o lançamento, as duas naves se separaram, cada uma seguindo seu próprio caminho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma vez em órbita, o SLIM levará cerca de um mês se preparando para descer até uma encosta de Shioli, uma cratera lunar de impacto com 300 m de largura, na região conhecida como Mare Nectaris.

A descida levará cerca de 20 minutos, mas um pouso lunar é um procedimento difícil — tanto que, até hoje, apenas os EUA, União Soviética, China e Índia conseguiram realizar a façanha. O Japão tentou pousar o lander Hakuto-R no início do ano, mas seu sistema foi confundido pela borda de uma cratera e a nave se chocou com a superfície.

Como o SLIM tentará pousar com precisão sem precedentes, pode ser necessário adiar a tarefa, dependendo das condições no dia agendado. Caso isso aconteça, a JAXA terá outra oportunidade em fevereiro.