Publicidade

NASA transmite vídeo em 4K entre avião e ISS pela 1ª vez

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/Dave Ryan
NASA/Dave Ryan

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Glenn, da NASA, transmitiram pela primeira vez um vídeo em 4K de uma aeronave à Estação Espacial Internacional (ISS) com comunicação a laser. O estudo faz parte de uma série de testes de novas tecnologias que, em alguns anos, podem fornecer imagens ao vivo das missões lunares do programa Artemis. 

Para o teste, os engenheiros do Glenn instalaram temporariamente um terminal laser portátil na “barriga” de um jato Pilatus PC-12. Depois, a aeronave voou sobre o Lago Erie, nos EUA, enviando dados a uma estação em solo em Clevelend. Dali, os dados viajaram a instalações da NASA em Las Cruces, no Novo México. 

Ali, os cientistas da agência espacial usaram o infravermelho para transmitir os dados. Os sinais precisaram percorrer 35 mil quilômetros até alcançar o Laser Communications Relay Demonstration, satélite que recebeu o sinal em infravermelho e o retransmitiu à ILLUMA-T, sistema de comunicação a laser lançado à ISS.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Esses experimentos são uma grande conquista”, comemorou Dr. Daniel Raible, pesquisador principal do projeto HDTN em Glenn. “Agora podemos aproveitar o sucesso da transmissão de vídeos em 4K HD de e para a Estação Espacial para oferecer recursos futuros, como videoconferência em HD, para nossos astronautas Artemis, o que va ser importante para a saúde da tripulação e a coordenação de atividades”, finalizou. 

Normalmente, a NASA transmite informações ao e do espaço com ondas de rádio. Já a comunicação a laser usa a luz infravermelha, que permite enviar dados 10 a 100 vezes mais rapidamente que os sistemas de radiofrequência. 

Claro, o recurso não vai ser usado para os astronautas curtirem os últimos lançamentos dos streamings em HD. Na verdade, a transferência de dados em banda mais larga permite tanto a transmissão de vídeos quanto videoconferências completas no espaço, trazendo mais eficiência para as missões e contribuindo para manter o bem-estar da tripulação

Fonte: NASA