NASA quer usar impressão 3D para construção de casas na Lua
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A NASA está se preparando para levar novos humanos à Lua — e, desta vez, a ideia é que passem longos períodos por lá. Para isso, a agência espacial está planejando a construção de casas na superfície lunar, que possam ser usadas tanto por astronautas profissionais quanto por civis.
- Qual o lugar mais longe que humanos já alcançaram no espaço?
- Oito locais da Lua são nomeados, incluindo onde pousou a missão Chang’e 5
Para cientistas da NASA, as estruturas lunares podem estar prontas por volta de 2040 se a agência espacial continuar no ritmo em que está atualmente. Para cumprir o projeto no cronograma, a NASA fechou uma parceria com a ICON, empresa de tecnologias de construção.
A companhia recebeu fundos da agência espacial em 2020, e dois anos depois, mais US$ 50 milhões foram incorporados ao orçamento. Este apoio tem foco na construção do Projeto Olympus, um sistema que poderia imprimir desde plataformas de foguetes até habitats com concreto produzido com os recursos lunares.
Para isso, a ideia é enviar uma impressora 3D à Lua, que vai funcionar construindo as camadas necessárias para estruturas habitacionais a partir do regolito lunar e rochas. O processo permitiria a construção de quase qualquer objeto através de um material patenteado pela ICON, chamado Lavacrete. O composto foi testado para a construção de Mars Dune Alpha, um ambiente de 160 m² criado para simular uma missão em Marte.
“Realmente podemos manipular o solo na supefície lunar em um material de construção?”, indagou Jennifer Edmunson, geóloga que lidera o projeto no Centro de Voos Espaciais Marshall. “Precisamos começar esse desenvolvimento agora se quisermos construir habitats na Lua até 2040”, ressaltou.
Fonte: NY Times