NASA quer candidatos para missão que simula como é morar em Marte
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Já se perguntou como seria morar em Marte sem precisar sair da Terra? Pois é o que vão descobrir os participantes da segunda das quatro missões CHAPEA, uma iniciativa da NASA que simula missões de um ano na superfície do Planeta Vermelho. Desta forma, a agência espacial consegue dados essenciais para a avançar na exploração por lá.
- Conheça as instalações da NASA que simulam Marte aqui na Terra
- Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
A primeira missão CHAPEA (sigla de Crew Health and Performance Exploration Analog, ou Análogo de Exploração da Saúde e do Desempenho da Tripulação, em tradução livre) começou no ano passado, contando com quatro voluntários. Já a segunda deve começar durante o outono de 2025.
Para a próxima empreitada, a NASA procura cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos que não sejam fumantes, tenham entre 30 e 55 anos, entre outros critérios. Os tripulantes vão ser selecionados conforme requisitos adicionais do padrão para a seleção de candidatos a astronautas.
Assim como aconteceu na primeira missão, os quatro tripulantes vão viver e trabalhar em Mars Dune Alpha, um habitat feito por impressão 3D no Centro Espacial Johnson. A ideia é que as instalações ali imitem os desafios encontrados em uma missão em Marte, como falhas em equipamentos, atrasos na comunicação e limitação de recursos.
Segundo a NASA, “as missões CHAPEA oferecem dados científicos importantes para validar sistemas e desenvolver soluções para futuras missões no Planeta Vermelho”. Com os resultados, a agência espacial vai encontrar melhores formas de apoiar astronautas que estiverem em Marte.
Fonte: NASA