Publicidade

NASA fecha novos acordos com SpaceX, Blue Origin e mais empresas

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

A NASA fechou novas parcerias com sete empresas dos Estados Unidos. Desta vez, os acordos têm o objetivo de avançar iniciativas comerciais no espaço com o apoio da agência espacial, que vai oferecer expertise técnica, tecnologias e dados.

As empresas foram escolhidas por meio da iniciativa Commercial Space Capabilities-2 (CCSC-2), sem incluir apoio financeiro. “As empresas podem impulsionar o conhecimento e experiência da NASA, e a agência pode ser uma cliente das capacidades incluídas em acordos no futuro”, sugeriu Phil McAlister, da NASA.

A Blue Origin foi uma das empresas contempladas para a nova colaboração. Por meio do acordo, a companhia de Jeff Bezos vai trabalhar em recursos de transportes espaciais comerciais e integrados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a empresa, eles planejam garantir acesso dos norte-americanos à órbita terrestre com baixo custo e alta frequência. A Blue Origin não forneceu outros detalhes, mas a descrição pode sugerir que vão desenvolver alguma espaçonave tripulada.

Já a SpaceX vai utilizar o novo acordo para trabalhar no que foi descrito como uma “arquitetura integrada da órbita baixa da Terra”, que vai envolver as naves Dragon e o futuro foguete Starship. Tal arquitetura vai incluir o Starship como um sistema de transporte e destino na órbita baixa da Terra.

Este sistema iria contar com a integração do propulsor Super Heavy, naves Dragon e satélites Starlink. Apesar de a SpaceX não ter discutido este uso do foguete, as capacidades do Starship renderam especulações sobre a possibilidade de ser usado como uma estação espacial comercial, que talvez seja o caso por meio do CCSC-2.

As empresas Sierra Space Corporation, Northrop Grumman, Vast Space, Think Orbital e Special Aerospace Services também foram contempladas pela nova iniciativa. A CCSC-2 foi proposta nove anos depois de as primeiras parcerias fechadas com quatro empresas.

Fonte: NASA; Via: SpaceNews