Publicidade

NASA encerra missão Lunar Flashlight após falhas

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA
NASA

A NASA decidiu encerrar a missão Lunar Flashlight. O fim da missão foi anunciado na sexta (12) como resultado do sistema de propulsão da nave que, apesar das várias tentativas da equipe, não conseguiu gerar impulso suficiente para levá-la à órbita lunar.

Lançada em dezembro, a Lunar Flashlight iria entrar na chamada órbita de halo quase retilíneo ao redor da Lua. Pouco depois do lançamento, a agência espacial revelou que a nave, com tamanho parecido com o de uma maleta, não conseguiria cumprir o objetivo devido a um problema no sistema de propulsão.

Os engenheiros da NASA passaram alguns meses tentando resolver o problema, e suspeitaram que havia detritos bloqueando as linhas de propelente; com o bloqueio, a quantidade do composto que chegava aos propulsores era menor do que o necessário para funcionarem corretamente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Eles conseguiram aumentar a propulsão em um dos quatro propulsores da nave, mas não foi suficiente para mantê-la perto da Lua. “Como o cubesat não consegue completar manobras para se manter no sistema Terra-Lua, a NASA decidiu encerrar a missão”, escreveu a agência espacial em um comunicado.

Apesar do desfecho, a NASA destacou que os componentes do sistema de propulsão, desenvolvido para a missão, tiveram performance acima das expectativas. “A Lunar Flashlight teve grande sucesso do ponto de vista de ser uma base de testes para novos sistemas que nunca foram ao espaço antes”, comemorou Christopher Baker, executivo de programa na NASA.

Originalmente, a Lunar Flashlight iria usar seu instrumento científico para procurar água congelada nas crateras em sombras permanentes no polo sul lunar. Ela conseguiu chegar além da Lua e agora está retornando para a Terra e, na quarta (17), ficará a 65 mil quilômetros do nosso planeta. Depois, ela vai seguir em órbita ao redor do Sol, e deve manter contato com os operadores da missão. A NASA está avaliando opções para o futuro da nave.

Fonte: JPL