Publicidade

NASA deve decidir em breve quando astronautas da Starliner vão voltar à Terra

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
European Space Agency
European Space Agency

Em uma conferência realizada na quarta (14), a NASA anunciou que ainda não sabe quando os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams vão voltar à Terra. Segundo os oficiais, a agência espacial deve decidir até o fim do mês se a dupla vai viajar na nave Starliner, da Boeing, ou se vão voltar com uma Crew Dragon, da SpaceX. Enquanto isso, os astronautas permanecem na Estação Espacial Internacional (ISS).

Os oficiais explicaram que ainda estão analisando os dados dos propulsores da Starliner. “Estamos chegando a um ponto em que, na última semana de agosto, deveríamos realmente tomar uma decisão, se não antes”, observou Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missão de Operações Espaciais na NASA.

De acordo com ele, os astronautas estão aproveitando ao máximo a estadia extra na ISS. Mas ressaltou: “tenho certeza de que estão ansiosos por uma decisão, assim como todos nós”. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo ele, a maior parte da discussão é para os membros da missão decidirem se a Starliner vai voltar à Terra com ou sem tripulação. “O que mais estamos olhando agora é o sistema de propulsão [da Starliner]”, acrescentou. Enquanto as análises continuam, a NASA adiou o lançamento da missão Crew-9 para setembro.

Além disso, a missão de uma nave cargueira Dragon foi adiada para outubro. Portanto, como dois novos veículos espaciais vão chegar à ISS em breve, a Starliner precisa deixar o laboratório orbital antes da chegada da Crew-9 — com ou sem astronautas a bordo. Se a dupla permanecer na ISS, eles devem voltar à Terra em 2025 com a nave Dragon da missão Crew-9.

No momento, a NASA está discutindo com especialistas de robótica espacial do Centro de Pesquisa Glenn e do Centro Goddard de Voos Espaciais. “Eles estão acostumados a analisar sistemas de propulsão quando as espaçonaves estão a milhões de quilômetros de nós, e trouxeram algumas informações valiosas”, comentou Bowersox. Para os próximos passos, a agência espacial vai conduzir uma análise de prontidão de voo.

Enquanto isso, Wilmore e Williams precisam aguardar mais um pouco, ao mesmo tempo em que colaboram com experimentos científicos e outras atividades em órbita. “Neste momento, a agência reservou um tempo para garantir que não estamos colocando a tripulação em um risco maior do que o necessário”, disse Joe Acaba, astronauta-chefe da NASA. “Como astronautas, sempre vale a pena esperar por isso.”

 

Fonte: Space.com