NASA decide trazer nave Starliner de volta à Terra em 6 de setembro
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A NASA anunciou na quinta (29) que a cápsula Starliner, da Boeing, deve deixar a Estação Espacial Internacional em 6 de setembro — contanto que as condições meteorológicas estejam adequadas para o retorno à Terra, claro. A data foi revelada após uma análise conduzida pela agência espacial e pela Boeing.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Astronautas da Starliner têm preparo físico e mental para estadia na ISS
Se tudo correr bem, a espaçonave vai ser desacoplada da ISS às 19h04 no horário de Brasília. Ela vai viajar de volta e deve pousar no espaçoporto de White Sands, no Novo México, depois de seis horas. O local foi uma das principais áreas de treinamento dos pilotos dos ônibus espaciais.
Em um comunicado, os oficiais da NASA explicaram que a Starliner vai voltar à Terra de forma completamente autônoma e sem tripulação. “As equipes em solo conseguem comandar a espaçonave remotamente se for preciso durante as manobras necessárias para a desacoplagem segura, a reentrada e o pouso com a ajuda de paraquedas no sudeste dos Estados Unidos”, acrescentaram.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Starliner volta ao nosso planeta autonomamente. Foi o que aconteceu durante os testes de voo não tripulados em 2019 e 2022 — no primeiro deles, a espaçonave não chegou à ISS, mas no segundo, sim.
A Starliner foi lançada à ISS em 5 de junho, levando os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore ao laboratório orbital. A nave foi acoplada à estação no dia seguinte, mas sofreu vazamentos de hélio e falhas em cinco dos seus 28 propulsores.
Desde então, a NASA e a Boeing estenderam a estadia da dupla na ISS enquanto analisavam o ocorrido, e concluíram que era perigoso demais usar a Starliner para trazê-los de volta à Terra. Por isso, eles vão permanecer no laboratório até fevereiro de 2025, e depois vão retornar em uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX.
Fonte: NASA