Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA consegue contato com helicóptero Ingenuity em Marte após blecaute

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Janeiro de 2024 às 10h11

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU

A NASA restabeleceu o contato com o helicóptero Ingenuity no sábado (20). A comunicação com a pequena aeronave foi interrompida na quinta-feira (18), quando chegava ao fim do seu 72º voo em Marte. 

O voo daquele dia seria breve e na vertical, com o objetivo de testar os sistemas do helicóptero após descer ao solo antes do esperado em seu voo anterior. Tudo correu bem inicialmente com o Ingenuity decolando e alcançando cerca de 12 m de altitude.

Continua após a publicidade

Entretanto, durante a descida ao solo marciano, o helicóptero e o rover Perseverance (que faz a transmissão de dados entre a Terra e a aeronave) pararam de se comunicar. “A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer a comunicação com o helicóptero”, escreveram os oficiais do Laboratório de Propulsão (JPL) a Jato no X, o antigo Twitter

Segundo eles, “o Perseverance está no momento fora do campo de visão do Ingenuity, mas a equipe poderia considerar dirigir para mais perto para uma inspeção visual”, acrescentaram em resposta à pergunta de um usuário.

Felizmente, a boa notícia veio no sábado, quando membros do JPL anunciaram que, após instruir o rover a “realizar sessões de longa duração de escuta do sinal do Ingenuity”, conseguiram restabelecer o contato com ele. Agora, a equipe da aeronave está analisando os dados para entender o que causou a interrupção súbita da comunicação. 

Continua após a publicidade

Foi em 2021 que o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity pousaram juntos na cratera Jezero, em Marte, que abrigou um grande lago e o delta de um rio há bilhões de anos. Enquanto o Perseverance explora o Planeta Vermelho em busca de evidências de formas de vida que podem ter existido lá e coleta amostras, o Ingenuity segue acompanhando-o em sua missão estendida.